Habitantes de Pompeia teriam sido mortos em 15 minutos por avalanche de cinzas e gás, não por lava

ElfQrin / Wikimedia

Ruínas de Pompeia com o vulcão do Monte Vesúvio ao fundo

Uma avalanche de cinzas e gás conhecida como fluxo piroclástico cobriu a antiga cidade romana de Pompeia e sufocou seus habitantes em apenas 15 minutos, de acordo com o novo estudo.

Cerca de duas mil pessoas morreram na cidade e nos seus arredores quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C., porém, elas não foram oprimidas pela lava, mas sim sufocadas na fenomenalmente rápida – de até 724 quilômetros por hora – nuvem de gases tóxicos e cinzas, segundo os pesquisadores do Departamento Geoambiental de Ciências da Terra da Universidade de Bari, Itália.

Junto com colegas do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV, na sigla em inglês) e do Serviço Geológico Britânico (BGS, na sigla em inglês) em Edimburgo, os cientistas procuraram modelar o fluxo piroclástico imensamente destrutivo constituído por pedaços de lava solidificada, cinza vulcânica e gases tóxicos quentes.

A nuvem gasosa engoliu a cidade entre dez a 20 minutos, pouco depois da meia-noite na hora local (18h00 no horário de Brasília), embora a erupção tivesse começado às 13h00 (09h00 horário de Brasília) do dia anterior, asfixiando muitos dos condenados habitantes em suas camas e casas.

“Estes 15 minutos dentro desta nuvem infernal deviam ter sido intermináveis. Os habitantes não poderiam imaginar o que estava acontecendo. Os pompeianos viviam com terremotos, mas não com erupções, então eles foram apanhados de surpresa e varridos pela nuvem incandescente de cinzas”, contou o sênior pesquisador do Observatório do Vesúvio no INGV, Roberto Saia, citado pelo The Guardian.

Alguns residentes de antigas cidades vizinhas como Oplontis, Estábia e Herculano foram, com maior probabilidade, também mortos pela chuva de pedra-pomes e rocha vulcânica conhecida como lapilli, embora a maioria tenha sofrido um final agonizante ao se sufocarem até a morte nas plumas tóxicas de cinza vulcânica.

Para o povoado de Herculano, aos pés do vulcão, a sobrevivência era impossível dada a ferocidade do fluxo piroclástico. Ao longo de dois dias, o vulcão desencadeou um calor térmico 100 mil vezes maior do que o emitido por bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, cobrindo os assentamentos locais com cinzas e destroços do vulcão em até 9,1 metros.

Este tipo de pesquisa pode ser útil em futuras iniciativas de proteção civil para centros populacionais perto de vulcões em franca atividade no mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …