Habitantes de Pompeia teriam sido mortos em 15 minutos por avalanche de cinzas e gás, não por lava

ElfQrin / Wikimedia

Ruínas de Pompeia com o vulcão do Monte Vesúvio ao fundo

Uma avalanche de cinzas e gás conhecida como fluxo piroclástico cobriu a antiga cidade romana de Pompeia e sufocou seus habitantes em apenas 15 minutos, de acordo com o novo estudo.

Cerca de duas mil pessoas morreram na cidade e nos seus arredores quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C., porém, elas não foram oprimidas pela lava, mas sim sufocadas na fenomenalmente rápida – de até 724 quilômetros por hora – nuvem de gases tóxicos e cinzas, segundo os pesquisadores do Departamento Geoambiental de Ciências da Terra da Universidade de Bari, Itália.

Junto com colegas do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV, na sigla em inglês) e do Serviço Geológico Britânico (BGS, na sigla em inglês) em Edimburgo, os cientistas procuraram modelar o fluxo piroclástico imensamente destrutivo constituído por pedaços de lava solidificada, cinza vulcânica e gases tóxicos quentes.

A nuvem gasosa engoliu a cidade entre dez a 20 minutos, pouco depois da meia-noite na hora local (18h00 no horário de Brasília), embora a erupção tivesse começado às 13h00 (09h00 horário de Brasília) do dia anterior, asfixiando muitos dos condenados habitantes em suas camas e casas.

“Estes 15 minutos dentro desta nuvem infernal deviam ter sido intermináveis. Os habitantes não poderiam imaginar o que estava acontecendo. Os pompeianos viviam com terremotos, mas não com erupções, então eles foram apanhados de surpresa e varridos pela nuvem incandescente de cinzas”, contou o sênior pesquisador do Observatório do Vesúvio no INGV, Roberto Saia, citado pelo The Guardian.

Alguns residentes de antigas cidades vizinhas como Oplontis, Estábia e Herculano foram, com maior probabilidade, também mortos pela chuva de pedra-pomes e rocha vulcânica conhecida como lapilli, embora a maioria tenha sofrido um final agonizante ao se sufocarem até a morte nas plumas tóxicas de cinza vulcânica.

Para o povoado de Herculano, aos pés do vulcão, a sobrevivência era impossível dada a ferocidade do fluxo piroclástico. Ao longo de dois dias, o vulcão desencadeou um calor térmico 100 mil vezes maior do que o emitido por bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, cobrindo os assentamentos locais com cinzas e destroços do vulcão em até 9,1 metros.

Este tipo de pesquisa pode ser útil em futuras iniciativas de proteção civil para centros populacionais perto de vulcões em franca atividade no mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …