Hackers clonam celulares para roubar milhões de bancos dos EUA e Europa

Uma sofisticada operação de fraude orquestrado por um grupo de hackers foi capaz de roubar milhões de dólares das contas de clientes de bancos dos Estados Unidos e Europa.

As operações aconteceram ao longo de alguns dias e usaram informações financeiras obtidas a partir dos próprios serviços financeiros, com cerca de 16 mil pessoas atingidas pela campanha.

Este, na realidade, é o número total de celulares clonados como parte da operação, descoberta pelos especialistas do laboratório de segurança digital IBM Trusteer, que citaram uma escala sem precedentes como parte deste ataque. Os bandidos utilizaram emuladores, como os usados por desenvolvedores de aplicativos para simular o funcionamento dos softwares sob diferentes condições, aparelhos e configurações, como forma de burlar alguns dos sistemas de segurança das instituições financeiras.

Além de logins e senhas roubadas, foram usados também dados de GPS e informações dos dispositivos usados originalmente pelos correntistas, assim como a interceptação de mensagens enviadas para o próprio número como forma de burlar sistemas de autenticação em duas etapas. Segundo os especialistas da IBM, cerca de 20 emuladores desse tipo foram usados na operação, com apenas um deles sendo o responsável por se passar por mais de oito mil aparelhos diferentes.

A obtenção dos dados também indica a realização de um ataque em partes, que não apenas utilizou de tecnologias para realização da fraude como, também, informações vazadas a partir de supostos servidores comprometidos, pertencentes às instituições bancárias, ou dos próprios aparelhos de seus clientes. Seja como for, eles só percebiam a fraude depois que já estava realizada, com até mesmo notificações e comunicações entre os dispositivos e os servidores do banco sendo interceptadas e manipuladas de forma a evitar a detecção do golpe em andamento.

Outros métodos para evitar detecções também foram usados, como uma troca de dispositivos emulados, de forma que o sistema não detectasse as operações sucessivas como suspeitas, e o uso de aparelhos diferentes, em alguns casos, fazendo parecer que o cliente comprou um novo e realizando todas as operações de segurança. Além disso, os bandidos alternavam entre bancos, realizando golpes distintos contra instituições diferentes e desligando completamente as operações contra um antes de iniciar a seguinte.

Os dados dos clientes foram obtidos a partir de campanhas de phishing e engenharia social, com e-mails fraudulentos e instalação de malwares nos dispositivos que trabalhavam de forma silenciosa, roubando dados e os enviando a servidores sob o controle dos criminosos. Os especialistas da IBM, entretanto, não entram em detalhes sobre a interceptação de SMSs e outras comunicações entre os servidores do banco e os celulares dos clientes.

Os pesquisadores apontam, como consequência do fato, que apenas o uso de senhas complexas não é suficiente para proteger as contas, sendo necessária atenção contra e-mails fraudulentos e malwares que estejam instalados nos dispositivos. Os métodos complexos utilizados pelos criminosos denotam, também, falhas nos sistemas de detecção das próprias instituições financeiras, com a ação veloz, ainda, indicando que os hackers estariam se aproveitando de uma janela curta antes de o sistema perceber algo de errado.

A atenção, então, acaba sendo a melhor ferramenta, com os usuários não devendo acessar links suspeitos ou baixar soluções sem saberem de onde elas vieram, além de ficarem de olho em suas faturas e extratos bancários de forma que uma fraude possa ser detectada rapidamente. Aos bancos, valeria a pena o investimento em soluções de autenticação de múltiplos fatores, fazendo com que mais etapas sejam necessárias antes da realização de transferências e outras transações fraudulentas.

O relatório da IBM não fala em valores exatos envolvidos na fraude, nem cita diretamente os bancos que foram atingidos pelos hackers. A publicação sobre o golpe também não fala em investigações oficiais sobre o caso, nem sobre contatos entre as instituições e os clientes atingidos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …