Um grupo de piratas informáticos roubou milhões de euros de bancos mexicanos, a quantia ainda não foi apurada. Fala-se em valores entre 12 e 16 milhões de euros (de R$ 52 milhões e R$ 69 milhões) e suspeita-se que os hackers contaram com ajuda de funcionários dos bancos.
O roubo, que teria ocorrido no fim de abril, foi efetuado através dos sistemas de pagamento das instituições bancárias online, afetando diversos bancos, incluindo o Banorte, o segundo maior do México.
Os hackers conseguiram entrar nos sistemas informáticos dos bancos, transferindo o dinheiro para contas “fantasmas”, de onde retiraram depois o dinheiro, sem deixar vestígios, reporta a Reuters.
As autoridades continuam investigando o caso para saber o montante exato que foi roubado, informa o presidente do Banco Central do México, Alejandro Diaz de Leon. “Não há evidências que nos permitam dizer, com certeza, que isso acabou. Estamos tomando medidas de correção“, frisa, citado pela Reuters.
A responsável do Sistema de Pagamentos do Banco do México, Lorenza Martinez, reconhece que cinco instituições foram alvo de “transferências não autorizadas“, recusando-se a revelar quais são.
Martinez também referiu que apenas os “recursos dos bancos” foram afetados, estando os valores dos depósitos dos clientes a salvo.
As autoridades suspeitam que os hackers podem ter tido ajuda de elementos do interior dos bancos afetados, dados os elevados montantes que estão em causa.
Ciberia // ZAP