Hackers estão usando indicados ao Oscar para roubar dados e infectar usuários

mafleen / Flickr

Óscares da Academia

A cerimônia do Oscar acontece neste final de semana e muita gente está correndo para assistir a todos os indicados a tempo, mesmo que sem sair de casa e de forma irregular.

Esse comportamento acabou se tornando uma bela arma para os hackers, que estão usando a procura pelos filmes como vetor para infectar computadores, roubar dados e praticar outros golpes.

Uma análise da Kaspersky revelou mais de 20 sites de phishing, voltado para roubo de informações pessoais, e 925 tipos diferentes de malware embutidos em arquivos com filmes do Oscar. Coringa, com Joaquin Phoenix, parece ser o mais utilizado para essa finalidade, com 1917 e O Irlandês, da Netflix, aparecendo logo depois.

São diferentes os métodos utilizados pelos criminosos, desde o clássico arquivo que diz ser o filme, mas na verdade esconde um executável infectado, até a disponibilização do vídeo em si, com pragas embutidas. Entretanto, a ascensão do streaming levou a novos tipos de exploração, aproveitando o fato de muita gente usar o celular ou assistir ao filme online sem a necessidade de fazer o download.

Com isso, a Kaspersky identificou um alto número de contas em redes sociais, principalmente no Twitter, com a promessa de disponibilização dos longas. Ao serem acessados, os sites contam com a aparência de serviços tradicionais de streaming, mas já exibem anúncios cuja renda é revertida aos hackers e, em muitos casos, exigem um cadastro para que a produção possa ser assistida.

Em alguns casos, até números de cartão de crédito são exigidos, sendo desnecessário dizer que se tratam de golpes enquanto, na maioria das vezes, não existe filme nenhum para ser visto.

Uma última tendência, ainda, costuma aparecer principalmente no caso de produções consagradas como Coringa: a suposta disponibilização do longa antes de seu lançamento.

Nestes casos, arquivos maliciosos e que dizem ser o que não são começam a surgir nos serviços de torrent antes mesmo da estreia das produções, o que também serve como um vetor de ataque contra usuários incautos que efetivamente acreditem na possibilidade de assistir ao filme antes de todo mundo.

Segundo os especialistas, a tendência de filmes premiados acompanharem arquivos maliciosos ou tentativas de golpe não é nova, e mesmo para as produções atuais já existia desde o lançamento. Fica clara, entretanto, a tendência de aumento nas tentativas de infecção na medida em que a temporada de premiações se aproxima, e isso vale até mesmo para longas disponíveis oficialmente em serviços de streaming, como é o caso de O Irlandês ou História de um Casamento.

A Kaspersky lembra ainda que, ano após ano, a pirataria aparece entre as causas mais comuns de ataques usando malwares. Em 2019, por exemplo, esse foi o segundo vetor mais usado em golpes contra usuários brasileiros, com 682 milhões de casos registrados por aqui.

Fabio Assolini, analista sênior em segurança da Kaspersky, destaca também outro comportamento dos usuários que facilita infecções desse tipo. Segundo ele, como muitos softwares de torrent são identificados como maliciosos por antivírus, as pessoas acabam desabilitando os serviços para completar o download e, com isso, abrem as portas para infecções.

O ideal, segundo o especialista, é evitar o download de filmes por meios ilegais, utilizando apenas serviços online certificado para assistir ou baixar os longas. De maneira geral, a indicação é não baixar executar arquivos que venham embutidos com outros ou que tenham origem em fontes suspeitas. Além disso, a dica de sempre é manter antivírus e soluções de segurança sempre ativas e atualizadas no computador e celular, além de aplicar todos os updates dos softwares e sistemas operacionais usados no dia a dia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …

Mundo do futebol tenta atenuar perdas financeiras com reduções de salários

O mundo do futebol, como qualquer actividade que gera dinheiro e emprega pessoas, começa a sentir os efeitos do confinamento visto que em quase todas as partes do mundo não se pratica futebol e os …

Políticos da oposição pedem renúncia de Bolsonaro em manifesto

Haddad, Ciro, Boulos e outras lideranças endossam documento crítico à atuação do presidente diante da pandemia de coronavírus. Texto diz que Bolsonaro é um líder irresponsável e agrava a crise com mentiras e crimes. Políticos da …

Economia alemã pode encolher até 5,4% em 2020

Conselho de Consultores Econômicos aponta que pandemia de coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão ainda no primeiro semestre deste ano. A pandemia do novo coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão …