Hackers estão usando indicados ao Oscar para roubar dados e infectar usuários

mafleen / Flickr

Óscares da Academia

A cerimônia do Oscar acontece neste final de semana e muita gente está correndo para assistir a todos os indicados a tempo, mesmo que sem sair de casa e de forma irregular.

Esse comportamento acabou se tornando uma bela arma para os hackers, que estão usando a procura pelos filmes como vetor para infectar computadores, roubar dados e praticar outros golpes.

Uma análise da Kaspersky revelou mais de 20 sites de phishing, voltado para roubo de informações pessoais, e 925 tipos diferentes de malware embutidos em arquivos com filmes do Oscar. Coringa, com Joaquin Phoenix, parece ser o mais utilizado para essa finalidade, com 1917 e O Irlandês, da Netflix, aparecendo logo depois.

São diferentes os métodos utilizados pelos criminosos, desde o clássico arquivo que diz ser o filme, mas na verdade esconde um executável infectado, até a disponibilização do vídeo em si, com pragas embutidas. Entretanto, a ascensão do streaming levou a novos tipos de exploração, aproveitando o fato de muita gente usar o celular ou assistir ao filme online sem a necessidade de fazer o download.

Com isso, a Kaspersky identificou um alto número de contas em redes sociais, principalmente no Twitter, com a promessa de disponibilização dos longas. Ao serem acessados, os sites contam com a aparência de serviços tradicionais de streaming, mas já exibem anúncios cuja renda é revertida aos hackers e, em muitos casos, exigem um cadastro para que a produção possa ser assistida.

Em alguns casos, até números de cartão de crédito são exigidos, sendo desnecessário dizer que se tratam de golpes enquanto, na maioria das vezes, não existe filme nenhum para ser visto.

Uma última tendência, ainda, costuma aparecer principalmente no caso de produções consagradas como Coringa: a suposta disponibilização do longa antes de seu lançamento.

Nestes casos, arquivos maliciosos e que dizem ser o que não são começam a surgir nos serviços de torrent antes mesmo da estreia das produções, o que também serve como um vetor de ataque contra usuários incautos que efetivamente acreditem na possibilidade de assistir ao filme antes de todo mundo.

Segundo os especialistas, a tendência de filmes premiados acompanharem arquivos maliciosos ou tentativas de golpe não é nova, e mesmo para as produções atuais já existia desde o lançamento. Fica clara, entretanto, a tendência de aumento nas tentativas de infecção na medida em que a temporada de premiações se aproxima, e isso vale até mesmo para longas disponíveis oficialmente em serviços de streaming, como é o caso de O Irlandês ou História de um Casamento.

A Kaspersky lembra ainda que, ano após ano, a pirataria aparece entre as causas mais comuns de ataques usando malwares. Em 2019, por exemplo, esse foi o segundo vetor mais usado em golpes contra usuários brasileiros, com 682 milhões de casos registrados por aqui.

Fabio Assolini, analista sênior em segurança da Kaspersky, destaca também outro comportamento dos usuários que facilita infecções desse tipo. Segundo ele, como muitos softwares de torrent são identificados como maliciosos por antivírus, as pessoas acabam desabilitando os serviços para completar o download e, com isso, abrem as portas para infecções.

O ideal, segundo o especialista, é evitar o download de filmes por meios ilegais, utilizando apenas serviços online certificado para assistir ou baixar os longas. De maneira geral, a indicação é não baixar executar arquivos que venham embutidos com outros ou que tenham origem em fontes suspeitas. Além disso, a dica de sempre é manter antivírus e soluções de segurança sempre ativas e atualizadas no computador e celular, além de aplicar todos os updates dos softwares e sistemas operacionais usados no dia a dia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …