O ‘Oscar’, maior premiação de cinema do mundo, anunciou que não irá cancelar a edição de 2021. Entretanto, a Academia resolveu adiar a premiação por causa do coronavírus. Nem parece que há poucos meses a gente estava comemorando a vitória de ‘Parasita’ como Melhor Filme. No ano que vem, a cerimônia já tem data: 25 de abril de 2021.
Além da cerimônia final, o prazo de inscrições também mudou, assim como o dia do anúncio dos indicados, que será em 15 de março, em precisos 9 meses. Outra medida que havia sido anunciado já pela Academia foi a não obrigatoriedade das estreias dos filmes em salas de cinema. Antes, para um filme da Netflix ou da Amazon participar da premiação, ele tinha que ser exibido presencialmente. Agora, a Academia ratificou que os filmes lançados diretamente em plataformas digitais podem participar do ‘Oscar’.
Muitas pessoas pediram pelo cancelamento da cerimônia, tendo em vista que muitas produções vão foram prejudicadas por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas diversos filmes, inclusive candidatos à premiação, já estão saindo, como ‘Da 5 bloods‘, de Spike Lee, que foi lançado na última sexta pela plataforma de streaming da Netflix.
Os organizadores do ‘Oscar’ também anunciaram que o Museu da Academia, que tinha lançamento previsto para dezembro desse ano, será inaugurado no dia 30 de abril de 2021.
“Há mais de um século, os filmes têm desempenhado um papel importante nos confortando, inspirando e entretendo nos momentos mais sombrios. Eles certamente têm este ano. Nossa esperança, ao estender o período de elegibilidade e a data de entrega dos prêmios, é fornecer a flexibilidade necessária para que os cineastas finalizem e lancem seus filmes sem serem penalizados por algo além do controle de qualquer pessoa”, afirmaram o presidente da Academia, David Rubin, e o CEO da Academia, Dawn Hudson, em nota.
// Hypeness