Sequestro de dados por hackers também ameaça Brasil e México

O sequestro de dados cresce rapidamente na América Latina, especialmente no Brasil e no México, países que reportaram o maior número de vítimas do ciberataque global desta semana na região, disseram especialistas à Agência Efe.

“Entre os países mais afetados está o México, que chegou a ocupar o quarto lugar do mundo em número de vítimas, e o Brasil, o sexto”, afirmou hoje Dmitry Bestuzhev, diretor de Pesquisa para a América Latina da Kaspersky Lab, uma das maiores empresas de segurança informática do mundo, ao falar sobre o ataque “WannaCry“.

O ataque, que começou no dia 12 de maio e aproveitou uma vulnerabilidade do sistema operacional Windows, afetou 200 mil computadores em 150 países, utilizando um “ransomware” para encriptar os dados digitais da vítima. Os arquivos são mantidos como “reféns” até que um resgate seja pago para desbloqueá-los.

No caso do “WannaCry”, os hackers exigiam pagamentos na moeda digital bitcoin para restabelecer o acesso aos computadores. Segundo registros da Kaspersky, até a última segunda-feira, 236 vítimas tinham efetuado o pagamento do resgate.

“O problema é pagar. O ‘ransomware’ cresce porque as pessoas pagam. Lamentavelmente as empresas ou usuários sucumbiram a isso, o que aumenta o risco porque motiva os criminosos”, indicou à Efe o diretor de Engenharia para a América Latina e o Caribe da Symantec, Sebastián Brenner.

A Symantec, outra líder mundial em cibersegurança e que essa semana apresentou em Bogotá o relatório “Ameaças à Segurança na internet”. O documento destaca que os EUA seguem sendo o país com mais casos registrados de “ransomware” no mundo, com 34% do total. Além disso, 64% das vítimas americanas acabam pagando o resgate.

Os EUA são seguidos do Japão, com 9% do total de casos. A Itália vem na sequência, com 7%, seguido de Canadá e Índia, com 4%, Reino Unido, Austrália, Alemanha, todas com 3%. Na América Latina, o Brasil lidera a lista (1,4%), seguido do México (1,2%), Argentina (0,3%), Chile (0,29%) e Colômbia (0,1%).

Bestuzhev expressou a preocupação pelo crescimento do fenômeno na região e ressaltou que México e Brasil estão no topo da propagação dessa ameaça.

“Quanto aos alvos, se estima que 69% são usuários comuns e 31% empresas. Definitivamente, é mais fácil para um ciberdelinquente atacar uma pessoa do que uma companhia, que tem mais barreiras de segurança”, explicou Brenner.

O especialista da Kaspersky concorda. “Ainda que soe como uma velha canção, o ataque não teria tido essa dimensão se as vítimas tivessem protegido seus equipamentos. Essa proteção é gratuita”, afirmou Bestuzhev.

“O remendo de segurança para evitar o ataque em massa do ‘WannaCry’ estava disponível desde março, quando a Microsoft publicou uma atualização de seus sistemas operacionais. Passaram dois meses, e as empresas e usuários não a instalaram“, alertou.

De acordo com dados da Kaspersky, uma de cada cinco empresas no mundo sofreu um ataque de “ransomware”. Em 2016, 32% das vítimas pagou o resgate. Outras 67% perderam parte dos dados sequestrados.

“A bola agora está do lado das companhias. Instalar as atualizações é gratuito e isso deve ser feito imediatamente”, reforçou o diretor da Kaspersky.

Os dois destacaram que a América Latina pode estar ainda mais vulnerável aos ataques por outro motivo: a pirataria. “Conheço empresas que têm Windows piratas, que rompem a segurança do Windows e, depois, não podem instalar as atualizações. Não pagar pelas licenças é um risco”, defendeu Bestuzhev.

O diretor da Kaspersky ainda disse que é possível recuperar os arquivos sem pagar aos hackers. A empresa está trabalhando com a Interpol para descriptografar o bloqueio.

É questão de tempo“, disse.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …