Harry diz estar triste por deixar deveres reais

The Royal Family

Príncipe Harry e a noiva Meghan Markle

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e sua esposa Meghan quiserem um futuro independente.

Neste sábado, o Palácio de Buckingham anunciou que Harry e Meghan deixarão de usar seus títulos de nobreza e de receber recursos públicos para poderem ter uma vida independente.

O anúncio é parte de um acordo dentro da família real britânica, divulgado depois de ambos terem comunicado à rainha Elizabeth 2ª o desejo de renunciar ao status de “membros sêniores” da monarquia para passarem a ser economicamente livres e viver parte do ano na América do Norte, possivelmente no Canadá.

Num discurso para a instituição de caridade Sentebale, Harry, claramente triste, afirmou que o resultado final não era o que ele e que a sua mulher queriam.

“Nossa esperança era continuar servindo à rainha, a Commonwealth e minhas associações militares, sem financiamento público. Infelizmente isso não foi possível”, disse o príncipe, que é o sexto na linha de sucessão ao trono britânico.

“Aceitei isso sabendo que não muda quem eu sou ou quanto estou comprometido. Mas espero que ajude vocês a entenderem o que aconteceu, que eu me afastaria de tudo que eu já conheci para dar um passo rumo ao que eu acredito que possa ser uma vida mais tranquila”, acrescentou.

Sob o acordo, Harry continuará sendo príncipe, e o casal deixará de usar os seus títulos de “alteza real” e perderá todo o acesso a fundos públicos quando deixar de desempenhar as funções oficiais. Entretanto, eles manterão seus títulos de duque e duquesa de Sussex, podendo começar uma nova vida dividida entre o Reino Unido e a América do Norte, onde passarão a maior parte do tempo.

“Isso me traz uma grande tristeza”, ressaltou Harry, acrescentando que a decisão de se afastar foi tomada após meses de conversas e que não foi fácil.

Ele disse à plateia da instituição de caridade de auxílio a crianças com HIV na África, da qual ele é cofundador, desejar que eles ouçam a verdade dele “não como príncipe ou duque, mas como Harry, a mesma pessoa que muitos de vocês assistiram crescer nos últimos 35 anos, mas com uma perspectiva mais clara”.

Esses foram os primeiros comentários públicos de Harry desde que sua avó, a rainha, anunciou os termos sob os quais o príncipe e sua mulher irão se afastar da maioria dos deveres reais. O príncipe elogiou Elizabeth 2ª e o resto de sua família pelo apoio que ele e Meghan receberam nos últimos meses.

Harry disse que espera que a mudança permita à sua família alcançar uma “vida mais pacífica”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …