Harry diz estar triste por deixar deveres reais

The Royal Family

Príncipe Harry e a noiva Meghan Markle

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e sua esposa Meghan quiserem um futuro independente.

Neste sábado, o Palácio de Buckingham anunciou que Harry e Meghan deixarão de usar seus títulos de nobreza e de receber recursos públicos para poderem ter uma vida independente.

O anúncio é parte de um acordo dentro da família real britânica, divulgado depois de ambos terem comunicado à rainha Elizabeth 2ª o desejo de renunciar ao status de “membros sêniores” da monarquia para passarem a ser economicamente livres e viver parte do ano na América do Norte, possivelmente no Canadá.

Num discurso para a instituição de caridade Sentebale, Harry, claramente triste, afirmou que o resultado final não era o que ele e que a sua mulher queriam.

“Nossa esperança era continuar servindo à rainha, a Commonwealth e minhas associações militares, sem financiamento público. Infelizmente isso não foi possível”, disse o príncipe, que é o sexto na linha de sucessão ao trono britânico.

“Aceitei isso sabendo que não muda quem eu sou ou quanto estou comprometido. Mas espero que ajude vocês a entenderem o que aconteceu, que eu me afastaria de tudo que eu já conheci para dar um passo rumo ao que eu acredito que possa ser uma vida mais tranquila”, acrescentou.

Sob o acordo, Harry continuará sendo príncipe, e o casal deixará de usar os seus títulos de “alteza real” e perderá todo o acesso a fundos públicos quando deixar de desempenhar as funções oficiais. Entretanto, eles manterão seus títulos de duque e duquesa de Sussex, podendo começar uma nova vida dividida entre o Reino Unido e a América do Norte, onde passarão a maior parte do tempo.

“Isso me traz uma grande tristeza”, ressaltou Harry, acrescentando que a decisão de se afastar foi tomada após meses de conversas e que não foi fácil.

Ele disse à plateia da instituição de caridade de auxílio a crianças com HIV na África, da qual ele é cofundador, desejar que eles ouçam a verdade dele “não como príncipe ou duque, mas como Harry, a mesma pessoa que muitos de vocês assistiram crescer nos últimos 35 anos, mas com uma perspectiva mais clara”.

Esses foram os primeiros comentários públicos de Harry desde que sua avó, a rainha, anunciou os termos sob os quais o príncipe e sua mulher irão se afastar da maioria dos deveres reais. O príncipe elogiou Elizabeth 2ª e o resto de sua família pelo apoio que ele e Meghan receberam nos últimos meses.

Harry disse que espera que a mudança permita à sua família alcançar uma “vida mais pacífica”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …