Harry diz estar triste por deixar deveres reais

The Royal Family

Príncipe Harry e a noiva Meghan Markle

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e sua esposa Meghan quiserem um futuro independente.

Neste sábado, o Palácio de Buckingham anunciou que Harry e Meghan deixarão de usar seus títulos de nobreza e de receber recursos públicos para poderem ter uma vida independente.

O anúncio é parte de um acordo dentro da família real britânica, divulgado depois de ambos terem comunicado à rainha Elizabeth 2ª o desejo de renunciar ao status de “membros sêniores” da monarquia para passarem a ser economicamente livres e viver parte do ano na América do Norte, possivelmente no Canadá.

Num discurso para a instituição de caridade Sentebale, Harry, claramente triste, afirmou que o resultado final não era o que ele e que a sua mulher queriam.

“Nossa esperança era continuar servindo à rainha, a Commonwealth e minhas associações militares, sem financiamento público. Infelizmente isso não foi possível”, disse o príncipe, que é o sexto na linha de sucessão ao trono britânico.

“Aceitei isso sabendo que não muda quem eu sou ou quanto estou comprometido. Mas espero que ajude vocês a entenderem o que aconteceu, que eu me afastaria de tudo que eu já conheci para dar um passo rumo ao que eu acredito que possa ser uma vida mais tranquila”, acrescentou.

Sob o acordo, Harry continuará sendo príncipe, e o casal deixará de usar os seus títulos de “alteza real” e perderá todo o acesso a fundos públicos quando deixar de desempenhar as funções oficiais. Entretanto, eles manterão seus títulos de duque e duquesa de Sussex, podendo começar uma nova vida dividida entre o Reino Unido e a América do Norte, onde passarão a maior parte do tempo.

“Isso me traz uma grande tristeza”, ressaltou Harry, acrescentando que a decisão de se afastar foi tomada após meses de conversas e que não foi fácil.

Ele disse à plateia da instituição de caridade de auxílio a crianças com HIV na África, da qual ele é cofundador, desejar que eles ouçam a verdade dele “não como príncipe ou duque, mas como Harry, a mesma pessoa que muitos de vocês assistiram crescer nos últimos 35 anos, mas com uma perspectiva mais clara”.

Esses foram os primeiros comentários públicos de Harry desde que sua avó, a rainha, anunciou os termos sob os quais o príncipe e sua mulher irão se afastar da maioria dos deveres reais. O príncipe elogiou Elizabeth 2ª e o resto de sua família pelo apoio que ele e Meghan receberam nos últimos meses.

Harry disse que espera que a mudança permita à sua família alcançar uma “vida mais pacífica”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …