Hawking: “precisamos encontrar alienígenas antes que eles nos encontrem”

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking - provavelmente, o maior de nosso tempo.

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior de nosso tempo.

A mente do físico teórico Stephen Hawking não se aquieta quando o assunto é vida extraterrestre. E ele voltou, recentemente, a bater na tecla de que precisamos encontrar vida alienígena o quanto antes, mesmo que em pequenas civilizações, já que certamente nossos vizinhos no universo possuem uma evolução marcada por avanços tecnológicos bem à frente do nosso tempo.

Em seu programa de meia-hora, intitulado “Stephen Hawking’s Favorite Places“, ele resolveu falar de um sonho hipotético que envolve uma viagem em uma nave espacial até o planeta Gliese 832c, que é classificado como uma super-Terra, ou seja: tem todas as condições favoráveis à vida, localiza-se a apenas 16 anos-luz daqui e seria potencialmente habitável.

Trazendo essa história toda para a nossa realidade, a ideia de Stephen Hawking é realizar buscas por vida alienígena começando por sondas espaciais, que partiriam para locais relativamente próximos de nosso planeta a fim de encontrar sinais de comunicação de outras civilizações, com o auxílio de aparelhos e telescópios ultrasensíveis que operam por ondas de rádio através do infinito.

“Se a vida inteligente tivesse evoluído (no planeta Gliese 832c), nós já conseguiríamos ouvi-la”, declarou o estudioso, citado pela c|net.

“Um dia poderemos receber o sinal de um planeta como este, mas precisaríamos conseguir respondê-lo. Conhecer uma civilização avançada seria como se fôssemos índios americanos nativos encontrando Colombo. Fato que não se desenrolou tão bem”.

Hawking parece estar sentindo um misto de empolgação e preocupação: ele ficaria realizado se encontrássemos provas de vida em outros planetas, mas o fato de expormos nossa civilização aos alienígenas dessa forma é um tanto quanto alarmante.

Porém, se não tentarmos o quanto antes, as chances de encontrarmos vizinhos vivos no universo vai se esmaecendo cada vez mais.

O físico mostra claro receio em escancararmos nossos métodos de comunicação universo afora.

Entretanto, para Doug Vakoch, presidente do METI International, um instituto de pesquisas aeroespaciais localizado em São Francisco, Califórnia, nós já nos expusemos aos alienígenas há muito mais tempo do que se imagina.

Basta pensarmos nas ondas de rádio, televisão e outros tantos sinais que vivemos emitindo para o espaço há quase um século.

Para muita gente, estudiosa ou simplesmente curiosa, há muito mais tempo do que parece, os alienígenas já nos encontraram. E você, o que acha?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …