A voz de Stephen Hawking será enviada nesta sexta-feira (15) ao espaço, depois que suas cinzas forem depositadas na Abadia de Westminster, em Londres, no Reino Unido, em uma “mensagem de paz e esperança”, informou sua família nesta quinta (14).
As palavras do físico, que morreu em 14 de março aos 76 anos em Cambridge, serão acompanhadas de uma trilha musical composta pelo músico grego Vangelis, famoso por ser o autor da trilha sonora do filme “Carruagens de Fogo”.
Para Lucy Hawking, filha do cosmólogo, a ação constitui “um belo e simbólico gesto que cria um vínculo” entre a presença de seu pai neste planeta e “seu desejo de ir ao espaço e suas explorações do Universo”.
A voz de Hawking será transmitida por satélite para o buraco negro mais próximo da Terra e, segundo Lucy, é uma “mensagem de paz e esperança, sobre a unidade e a necessidade de vivermos juntos em harmonia neste planeta”.
Um CD da composição, uma “homenagem pessoal de Vangelis ao professor”, será entregue a todos os convidados ao Serviço de Ação de Graças na Abadia de Westminster, anteciparam os familiares.
Amigos do físico, entre eles o ator Benedict Cumberbatch – que interpretou Hawking em uma série da BBC – e o astronauta Tim Peake, comparecerão ao serviço, junto com a família e outras mil pessoas que solicitaram presença.
Os restos mortais do professor, que sofria desde os 21 anos com uma doença neurodegenerativa que, pouco a pouco, o deixou imóvel e o obrigava a se comunicar através de um sintetizador de voz, descansarão ao lado dos de Isaac Newton e Charles Darwin.
Ciberia // EFE