Criança “vampiro” é descoberta em cemitério na Itália

Photo courtesy of David Pickel / Stanford University

O “Vampiro de Lugano”, a criança de 10 anos encontrada num cemitério na Itália com uma pedra na boca

Arqueólogos encontraram em um cemitério na Itália os restos mortais de uma criança de 10 anos com uma pedra na boca, um antigo ritual funerário de vampiros praticado durante a Idade Média, que visava prevenir que o morto voltasse à vida.

O esqueleto dessa criança de 10 anos data do século XV, época em que a Itália foi afetada por uma praga de malária.

Os restos mortais indicam que a criança, cujo sexo não foi possível ainda identificar, teria morrido devido à doença, como notam os pesquisadores da Universidade do Arizona, nos EUA, que estão envolvidos nas escavações arqueológicas.

Os ossos da criança foram encontrados em um túmulo improvisado construído com telhas e há sinais de que a pedra foi colocada de forma intencional na sua boca, “as mandíbulas estão abertas” e “há marcas de dentes na superfície da pedra”, como explica a Universidade do Arizona em comunicado.

A criança também apresenta um abcesso em um dente, o que é considerado “um efeito secundário da malária”, frisam os pesquisadores.

O esqueleto foi encontrado em um cemitério que teria sido usado para enterrar bebês e crianças, que eram especialmente vulneráveis à malária. As pessoas tinham medo de que os corpos pudessem ressuscitar para espalhar de novo a doença, o que justifica a pedra na boca.

“É um tratamento mortuário muito incomum que se vê de várias formas em diferentes culturas, especialmente no mundo romano, e que poderia indicar que havia medo de que a pessoa pudesse voltar dos mortos e tentasse espalhar a doença pelos vivos”, destaca a bioarqueóloga Jordan Wilson, doutoranda da Universidade do Arizona.

Conhecida como o ‘Vampiro de Lugnano’, a criança de 10 anos foi a mais velha encontrada até agora no cemitério.

Em outro local no mesmo cemitério, foi encontrado o esqueleto de uma menina de 3 anos com pedras lhe segurando as mãos e os pés.

Na chamada “Necropoli dei Bambini” ou “A Necrópole das Crianças”, foram encontrados vários esqueletos de crianças e bebês enterrados ao lado de garras de corvos, ossos de sapos e caldeirões de bronze cheios de restos de cachorros sacrificados, vestígios que apontam para práticas de bruxaria.

“Sabemos que os romanos eram muito preocupados com isso, e iam até o extremo de utilizar bruxaria para evitar que o diabo – o que quer que contaminasse o corpo – saísse dele”, explica o professor de Antropologia da Universidade do Arizona, David Soren.

“Nunca via nada assim. É extremamente misterioso e estranho“, assume Soren, que acompanha as escavações no local desde 1987, em declarações divulgadas pelo Independent.

As escavações no local vão continuar, até porque há seções do cemitério ainda para explorar e que podem revelar novas surpresas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …