Hillary se livra de investigação do FBI a dois dias da eleição

Gage Skidmore / Flickr

Hillary Clinton

Hillary Clinton

O FBI informou ao Congresso dos Estados Unidos que examinou todas as mensagens de e-mails de Hillary Clinton e concluiu que não foram encontrados e-mails confidenciais sobre o governo durante o período em que ela foi secretária de Estado dos Estados Unidos, de 2009 a 2013.

A denúncia da polícia federal norte-americana abalou seriamente a campanha de Hillary Clinton, candidata do Partido Democrata nas eleições para presidente dos Estados Unidos, que ocorrem amanhã (8).

O diretor do FBI, James Comey, disse que os e-mails, que fazem parte de um lote recentemente descoberto e anunciado há oito dias e que não estavam incluídos na relação inicial de mensagens investigadas, eram textos pessoais que não estavam relacionados a negócios governamentais no tempo em que Hillary Clinton era secretária de Estado. Uma relação inicial de e-mails tinha sido investigada pelo FBI. Essa investigação, concluída em julho, também não atribuiu nenhuma culpa a Hillary Clinton.

Em resposta à manifestação do FBI, o candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, Donald Trump, disse que duvida de que a agência de investigação tenha concluído o exame de todas as mensagens em apenas oito dias. “Não se pode examinar 650 mil novos e-mails em oito dias“, disse Trump, na cidade de Sterling Heights, subúrbio de Detroit, estado de Michigan, onde faz campanha.

O diretor do FBI, James B. Comey, disse – em carta encaminhada ao Congresso norte-americano – que os investigadores trabalharam “o tempo todo” para rever os e-mails de Hillary. Os pesquisadores descobriram que os e-mails eram duplicados de correspondências revisadas anteriormente ou eram e-mails pessoais que não pertenciam a negócios do Departamento de Estado.

Os e-mails estavam em um computador usado pelo ex-congressista Anthony Weiner, ex-marido de Huma Abedin, que é assessora de Hillary Clinton. O computador foi apreendido durante uma investigação do FBI sobre o ex-parlamentar. No final de outubro, Comey disse que alguns dos e-mails no computador, enviados ou recebidos por Abedin, poderiam ser “pertinentes” a uma investigação do FBI sobre Hillary.

Inocente

Com isso, a um dia da eleição para a presidência dos Estados Unidos, a candidata do Partido Democrata não é acusada de nenhum crime relacionado ao uso de mensagens oficiais em seu computador particular. A informação do FBI reafirma uma declaração, dada pelo mesmo órgão, em julho deste ano, de que – após um ano de investigação – os investigadores não encontram nenhuma evidência de que Hillary Clinton tenha recebido ou enviado informações secretas ou confidenciais de seu servidor privado.

Com esse esclarecimento, o FBI coloca um fim nas especulações sobre um possível crime relacionado à quebra de sigilo de mensagens oficiais durante o período em que esteve no governo. O porta-voz de Hillary Clinton, Brian Fallon, disse que a campanha da candidata democrata nunca duvidou de que a segunda investigação iria ter a mesma conclusão da primeira. “Estávamos sempre confiantes de que nada faria com que a decisão de julho fosse reformada”, disse Fallon no Twitter.

Comey recebeu pesadas críticas de parlamentares e da imprensa por sua decisão de levar ao Congresso encaminhamento para examinar os e-mails de Hillary Clinton tão perto das eleições. Em um editorial do Washington Post, o ex-procurador-geral Eric Holder disse que Comey rompeu com a política da agência de investigações de não adotar ações drásticas como essa em período eleitoral.

Holder foi um dos 100 ex-funcionários do Departamento de Justiça que assinaram uma carta aberta dizendo que o documento de Comey ao Congresso era inconsistente com a política governamental predominante, porque quebrou as práticas de longa data do FBI.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …

Como a vacinação em massa salvou a Escócia em 1950

Em 2021, haverá uma campanha de vacinação em massa como nenhuma outra realizada no mundo. Hoje se trata de parar o covid-19, mas, em meados do século passado, um programa de vacinação se tornou a …

Em provocação a Biden, Kim Jong-un avisa que vai reforçar arsenal nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que vai reforçar o arsenal nuclear de seu país, em discurso de encerramento do congresso do partido no poder, anunciou nesta quarta-feira (13) a imprensa oficial, a uma …

Bolsonaro sabota combate à covid-19, diz relatório da Human Rights Watch

Estudo anual da Human Rights Watch sobre direitos humanos no mundo reserva capítulo com duras críticas ao governo brasileiro e diz que ele agiu deliberadamente para minar políticas contra a pandemia. O presidente Jair Bolsonaro agiu …