Hitachi quer lançar câmeras que não usam lentes

Você já imaginou dirigir um carro que não tem rodas? E usar um notebook que não tem teclado? Olha, se você acha que coisas assim são impossíveis, é melhor pensar duas vezes.

Afinal, a Apple inventou um smartphone sem saída para fones de ouvido. E agora, a Hitachi quer lançar uma câmera fotográfica que não tem lentes! É isso mesmo: a Hitachi está trabalhando pesado para construir um novo modelo de câmera digital que não usa lentes comuns para fotografar.

Em vez disso, a companhia diz que as imagens serão capturadas e depois terão o foco reprocessado. Isso é algo bem semelhante a essa sacada da Apple de ter tirado o conector para fones de seus iPhones 7 e 7 Plus a fim de ganhar espaço para outros componentes.

A companhia afirma que as câmeras que usarão este novo tipo de tecnologia sem lentes serão bem mais leves e finas.

Aliás, fabricar câmeras fotográficas sem as lentes é possível graças a uma técnica chamada “padrão Moiré“. Tentando resumir ao máximo, é a técnica em que um filme padronizado com círculos concêntricos é posicionado na frente do sensor, e a imagem da sombra formada por um raio de luz irradiado no filme é capturada por ele.

Assim, durante o processamento da imagem, um padrão similar é sobreposto na sombra e os espaços que sobram dessa sobreposição formam novas imagens. Por interferência de uma sombra com a outra, as duas acabam apresentando um novo padrão por meio de franjas.

Graças a um processo chamado “transformação Fourier“, as imagens são traduzidas em cores e formas. A companhia também espera utilizar esse novo tipo de fotografia em outros setores, como carros autônomos, robótica e sistemas de vigilância.

Aliás, com essas novas câmeras, a Hitachi promete conseguir capturar os rostos das pessoas filmadas em circuitos internos de TV, por exemplo, que devido ao baixo alcance focal das câmeras tradicionais, acabam aparecendo no vídeo com a face borrada.

O “Moiré fringes” seria a solução para ter mais clareza nesse sentido.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …