Homem cria uma “cadeira de rodas” off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

(cv) JerryRigEverything / YouTube

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, com a “Not-A-Wheelchair” não é.

“Not-A-Wheelchair”, em tradução livre, significa algo como “não uma cadeira de rodas”. Ela é na verdade um veículo off-road projetado para permitir que pessoas com paralisia tenham a liberdade de ir a qualquer lugar que quiserem.

Zack Nelson criou essa “bike elétrica potente para todo tipo de terreno” para Cambry, sua esposa, quando eles ainda apenas namoravam.

Cambry passou a maior parte de sua vida adulta em uma cadeira de rodas, e afirma ter experimentado todo um nível novo de liberdade com a “Not-A-Wheelchair”, superando obstáculos que antes pareciam invencíveis sem sentir um pingo de dor nos ombros.

Depois de testarem o veículo com muito sucesso, Cambry e Zack o nomearam “The Rig” e começaram a produzi-lo em massa, melhorando o seu design.

A “The Rig” é elétrica e tem um alcance de cerca de 15 a 30 quilômetros com uma bateria, e de 40 a 50 km com duas baterias – dependendo do terreno, do peso do passageiro e do peso da carga (o veículo possui um sistema traseiro que permite acomodar cadeiras de rodas, coolers, equipamentos de camping, cesta de piquenique etc). O limite de peso recomendado é 100 kg.

Ela possui uma estrutura de alumínio, para-choques e pneus para moto off-road de 10 cm. No geral, tem 1,5 m de comprimento e 76 cm de largura. Logo, precisa de um carro com um porta-malas interessante para ser transportada. Apesar do tamanho, pode passar pela maioria das portas.

A cadeira off-road foi construída com peças de bicicleta, portanto, exige manutenção e reparos como uma bicicleta, mas estes são geralmente simples.

Enquanto a “Not-A-Wheelchair” pode atravessar todo tipo de terreno, tem um pouco de dificuldade com areia ou neve muito mole, como uma bicicleta normal. Embora seja um veículo para ser usado fora de casa, é silencioso e não impede que as pessoas conversem enquanto caminham em um parque ou uma trilha, por exemplo.

Zack e Cambry já experimentaram o veículo em diversas viagens. Por exemplo, foram duas vezes para o Havaí – infelizmente, se você for pegar um avião, a cadeira off-road precisa ser fretada antes, o que nem sempre é muito barato -, bem como a testaram em montanhas e neve também, com ótimos resultados.

De acordo com o casal, existem poucos veículos off-road adaptados e eles são no geral muito caros ou muito lentos. Logo, a criação da “Not-A-Wheelchair” surgiu de um desejo por um meio de locomoção ágil e mais barato, com longo alcance.

“O maior desafio foi o preço. Queríamos criar algo acessível. Encontrar componentes de qualidade e um design simples o mais barato possível demorou bastante tempo”, contou Zack ao Bored Panda. “Mas acho que agora temos algo que todos poderão usufruir, a uma fração do custo de outras ‘cadeiras de rodas off-road’ atualmente no mercado”.

O modelo básico, sem suspensão e com uma bateria, custa 3.750 dólares (cerca de R$ 20 mil, no câmbio atual).

Atualmente, existem cerca de 2,7 milhões de usuários de cadeira de rodas somente nos Estados Unidos. Com o envelhecimento da população e o aumento da longevidade, cada vez mais pessoas podem precisar de veículos especiais. Logo, a “The Rig” e toda a inclusão que ela representa são mais do que bem-vindas!

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …