Cadeira de rodas e tese de Stephen Hawking leiloadas por 1 milhão de euros

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior de nosso tempo.

A cadeira de rodas usada pelo físico britânico Stephen Hawking e uma cópia da sua tese de doutorado foram leiloadas por 1 milhão de euros.

A cadeira motorizada, que Hawking usou depois de ter ficado paralisado por uma doença neurodegenerativa, foi vendida por 340.790 euros, com o dinheiro a ser revertido para a fundação do cosmólogo e uma associação britânica de apoio a pessoas com doenças neurodegenerativas.

Uma das cópias da tese de doutorado, que o físico teórico escreveu em 1965 sobre as origens do Universo, foi leiloada por 671.509 euros, um valor três vezes superior ao estimado.

No leilão, promovido na internet pela leiloeira britânica Christie’s, foi igualmente vendida uma coleção de medalhas e prêmios, por 340.790 euros.

Stephen Hawking, que sofria desde jovem de esclerose lateral amiotrófica, doença que o deixou numa cadeira de rodas e se comunicando através de um sintetizador de voz, morreu em março com 76 anos.

Suas cinzas estão depositadas na Abadia de Westminster, em Londres, entre as sepulturas do físico Isaac Newton (1643-1727), que formulou a lei da gravitação universal, e do naturalista Charles Darwin (1809-1882), que postulou a teoria da evolução das espécies por seleção natural.

O último livro de Hawking, “Breves respostas a grandes perguntas”, que compila suas últimas reflexões sobre o Universo, foi lançado há cerca de um mês no Reino Unido. Em uma mensagem póstuma, transmitida na apresentação da obra, o físico advertiu que a ciência e a educação estão ameaçadas no mundo.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em Dubai, os policiais vão pilotar motos voadoras

Em uma iniciativa futurista, a empresa Hoversurf, sediada na Califórnia, está dando treinamento a agentes de polícia de Dubai para pilotarem motos voadoras. A iniciativa se junta assim à lista de projetos ambiciosos que o …

Mulher morre por overdose de botox em Hong Kong

Uma mulher de 52 anos morreu nesta segunda-feira (12) em Hong Kong, depois de receber uma overdose de botox em uma clínica estética. É o terceiro caso deste tipo em menos de um mês na …

Toquinho se diz confiante em Bolsonaro e Moro: “segurança total de não corrupção”

O cantor e compositor Toquinho se mostrou confiante em relação ao governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. O compositor disse esperar do novo governo um freio à antiga “classe política que monopoliza tudo” no país …

Por que Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, que Bolsonaro quer extinguir

Caso seja confirmada a extinção do Ministério do Trabalho no governo de Jair Bolsonaro, conforme anunciou o presidente eleito, será a primeira vez em 88 anos que o país não terá uma pasta na área, …

Um banho quente para combater a depressão? Sim, funciona

Um estudo internacional sugere que tomar longos banhos de imersão, duas vezes por semana, melhora os níveis de humor e ajuda no combate à depressão. Dois banhos longos de imersão por semana é a receita ideal …

Chinês ficou com uma colher no esôfago durante um ano (sem saber)

Durante um jantar de amigos, um indivíduo chinês engoliu uma colher de 20 centímetros depois de perder uma aposta. Como conseguia respirar e comer normalmente, achou desnecessário consultar um médico. Resultado da aposta: ficou com …

Neymar ganha 375 mil euros para aplaudir os torcedores no fim dos jogos

A France 2 fez um documentário sobre o PSG no qual revela que alguns jogadores recebem verbas para adotarem certos comportamentos. É o caso de Neymar, que recebe 375 mil euros para aplaudir os torcedores …

China apresenta seu novo Palácio Celestial, a estação espacial do futuro

Equipada com painéis solares, com um peso mínimo de 60 toneladas e aberta a todos os países para experiências científicas. A China apresentou uma réplica da sua primeira grande estação espacial, que pretende colocar no …

Há um site de prostituição financiado pelo governo suíço

O site Call Me To Play é financiado pelo Estado suíço e oferece serviços sexuais. Além disso, ensina os profissionais do sexo a se protegerem da violência, das doenças e do tráfico. Nasce, assim, a era …

Um quilo vai deixar de ser um quilo

Sim, é verdade: um quilo vai deixar de ser um quilo. Essa alteração, que entrará em vigor em abril do próximo ano, não afeta a utilização cotidiana da medida, mas sim a abordagem científica. Na próxima …