Homem que “quebrou” o Banco de Inglaterra quer “quebrar” o Brexit

World Economic Forum / Flickr

George Soros quer quebrar o Brexit

George Soros é conhecido por ter feito fortuna especulando contra a libra na “Quarta-feira Negra” e por ser um dos 30 homens mais ricos do mundo. Agora, George Soros confirma ter feito uma doação para a campanha “Best for Britain”, que é contra o Brexit.

A doação já tinha sido divulgada pelo The Telegraph na semana passada, mas, agora, para se defender de críticas e insinuações, o multimilionário de 87 anos escreveu uma carta aberta que foi publicada no Daily Mail.

Na carta, Soros confirma ter entregue 400 mil libras à organização (mais de R$ 1,8 milhão), por considerar o Brexit “um erro de proporções trágicas”.

Segundo o próprio, tudo foi feito por amor ao Reino Unido e pela importância de viver em uma “sociedade aberta” e não em uma “sociedade fechada, onde os donos do poder exploram as pessoas”. E isto, George Soros sabe melhor que ninguém, tendo em conta que viveu a infância na Hungria comunista.

É por isso que Soros criou a “Open Society“, através da qual doa enormes quantias de dinheiro a entidades políticas e ativistas, apoiando causas progressistas e liberais.

George Soros lamenta o Brexit, um processo que irá “transformar o Reino Unido de amigos em inimigos, pelo menos durante o período transitório”. “Antes do referendo, o Reino Unido tinha maior sucesso econômico do que o resto da Europa. Mas agora isso se inverteu, com as economias continentais crescendo de forma robusta, enquanto o Reino Unido fica para trás”.

Em uma reflexão sobre o referendo que levou ao momento europeu atual, George Soros o classifica como um “um erro fatal”: “A experiência mostra que os referendos levam, muitas vezes, a decisões erradas. Incentivadas por agitadores sem escrúpulos, as pessoas usam os referendos para expressar insatisfação em relação ao atual estado de coisas, em vez de pensarem sobre as consequências. Só porque a situação atual não é satisfatória não quer dizer que não pode piorar. E isto está acontecendo no Reino Unido”.

E George Soros antecipa ainda que, “à medida que o divórcio entrar na fase de maior confronto”, a economia britânica irá sofrer cada vez mais, em um sofrimento que classifica como “cada vez mais dolorosamente óbvio”.

Além disso, o multimilionário avisa ainda que as verdadeiras preocupações da Europa deveriam ser os inimigos externos, como a Rússia de Putin. Segundo o Observador, no que diz respeito à sociedade britânica, Soros pensa muito nos “jovens que vão viver em um futuro que nunca verei”.

Isto porque “as pessoas com menos de 35 anos votaram de forma esmagadora para ficar na União Europeia, e só nas pessoas com mais de 55 anos é que houve uma maioria de votantes pelo Brexit”. Na leitura de Soros, “os idosos se sobrepuseram aos jovens, que terão de viver com as consequências do Brexit nas próximas décadas”. Este é um fator que “alimenta a decepção dos jovens em relação à democracia”, não obstante, acredita o filantropo, um dia o Reino Unido voltará a se candidatar para regressar à União Europeia.

Ainda assim, na opinião de Soros, a opinião pública está cada vez mais no sentido da permanência, pelo que é preciso “acelerar” o processo e chegar a um “ponto de inversão” nos próximos seis a nove meses.

“O eleitorado precisa obrigar seus deputados a lhes dar a coragem de se revoltar contra a liderança dos partidos, e o eleitorado precisa estar motivado não apenas para votar, mas, também, para tomar um papel ativo na política“, pede Soros.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …