O Partido Trabalhista deve apoiar a realização de um segundo referendo sobre o Brexit. Quem defende a medida é o prefeito de Londres, Sadiq Khan, referindo que fará pressão para que a ideia se concretize.
Sadiq Khan considera que Partido Trabalhista deve incluir a realização de um segundo referendo ao Brexit no seu próximo manifesto eleitoral, conforme aponta o jornal Independent.
A ideia de realizar um novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, está criando divisões entre os Trabalhistas e já há quem tema que o assunto possa abalar drasticamente o futuro do partido.
A ex-líder do Partido Trabalhista na Escócia, Kezia Dugdale, já se manifestou a favor de um segundo referendo. “O Brexit está fora de controle e fora dos interesses dos trabalhadores. É por isso que devemos tomar o controle com um voto final sobre o acordo“, disse.
No centro da estrutura do Partido Trabalhista, o Chefe Eleitoral Andrew Gwynne não recusa a possibilidade. “Quem sabe onde estaremos no fim deste processo?”, questiona sem esperar resposta.
Entretanto, o Independent dá nota de rumores de que a possibilidade de um segundo referendo tem sido discutida em reuniões privadas, como em um encontro recente entre líderes políticos e empresários.
As negociações difíceis com Bruxelas, com vista à confirmação do Brexit, e um cenário em que Theresa May não consiga alcançar um acordo favorável aos interesses do Reino Unido, podem ajudar que a ideia de um segundo referendo ganhe força.
Ciberia // ZAP