Hotel turístico fica sob ataque de insurgentes na capital do Afeganistão

Casimiri / Wikimedia

O Hotel Intercontinental, em Cabul, é a maior unidade hoteleira da capital do Afeganistão

O hotel da rede Intercontinental em Cabul, no Afeganistão, sofreu um ataque por parte de insurgentes neste sábado (20), tendo ocorrido um intenso tiroteio no local.

Quatro atiradores invadiram o luxuoso Hotel Intercontinental de Cabul neste sábado (20) e começaram a atirar nos hóspedes – informou uma agência oficial afegã, no mais recente ataque na capital do Afeganistão.

O porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão confirmou que o Intercontinental Hotel, na capital afegã, foi atacado. De acordo com relatos, insurgentes entraram no prédio quando a polícia isolou a área. Segundo informações divulgadas pela agência TOLOnews, um intenso tiroteio tomou conta da região em torno do hotel.

O ataque começou por volta das 21 horas locais (14h30 em Brasília) e testemunhas afirmam que os homens também teriam granadas e estariam carregando bombas. Nenhum grupo assumiu a autoria até o momento.

Dois dos invasores foram mortos, segundo o vice-ministro do Interior, Nasrat Rahimi, que afirma ainda que sete feridos já foram levados a um hospital. “Alguns outros hóspedes foram resgatados. Vamos poder divulgar números de vítimas assim que a operação terminar”, acrescentou.

Segundo explicou entretanto o porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, que um dos insurgentes se sacrificou na entrada do hotel para facilitar a entrada de seus companheiros ao recinto e disse que a explosão causou “vítimas”, mas não ofereceu mais detalhes. O incidente ocorre apenas cinco dias depois que dois foguetes atingiram a área diplomática da capital do Afeganistão.

O Afeganistão enfrenta a insurgência do grupo Talibã desde a década de 1990. O grupo militante formado busca estabelecer a lei Sharia no Afeganistão e no Paquistão. A crise no país provocou o surgimento de células locais de outras organizações extremistas, como o grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dor nos olhos após COVID-19: cientistas explicam causa de complicação inesperada do vírus

Uma pesquisa de cientistas alemães mostrou que o coronavírus pode penetrar nos olhos e infectar os fotorreceptores e células ganglionares na retina. Isso pode ser uma causa de problemas com os olhos após a COVID-19. Os …

Estudo mostra como mudanças climáticas afetarão a energia hidrelétrica no Brasil

Um novo relatório publicado pela Global Environmental Change revela que, nas próximas décadas, as reduções de precipitação e vazão dos rios na região amazônica — a maior bacia hidrográfica do mundo e uma forte candidata …

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …