Esse é o primeiro caso de um pedestre mortalmente atropelado na Espanha por uma patinete elétrica. O caso aconteceu em agosto, mas só foi divulgado agora.
Uma idosa, de 90 anos, faleceu no mês de agosto depois de ter sido atropelada por uma patinete elétrica que circulava na zona para pedestres de uma rua em Barcelona. Apesar de ter acontecido em agosto, o caso só foi divulgado agora e configura a primeira morte conhecida na Espanha como consequência do uso desse meio de transporte alternativo.
Segundo o Observador, o jovem que seguia no patinete, juntamente com um amigo, circulava a 30 quilômetros por hora, velocidade máxima permitida para esse tipo de veículo. Fontes adiantaram ao jornal El País que o jovem circulava em Rambla del Carme, no município de Esplugues de Llobregat.
O patinete acabou por se chocar contra a idosa, que caminhava na zona pedonal com a ajuda de um andarilho. A mulher foi encaminhada para o hospital Moisàs Broggi, onde acabou por falecer na sequência dos ferimentos causados pela queda.
Segundo as autoridades, os dois jovens enfrentam um processo criminal, dado que foram “imprudentes” e o comportamento resultou na morte de uma pessoa. Fontes ouvidas pelo El País adiantaram que o jovem que conduzia o patinete é investigado pelo crime de homicídio por negligência, punível com pena de um a quatro anos de prisão.
Como se trata de um patinete elétrico, não se pode aplicar as leis relacionadas com crimes contra a segurança rodoviária, dado que as leis dizem respeito a “veículos motorizados”. Um dos problemas associados a esse tipo de meio de transporte é, portanto, o vazio legal.
Esse tipo de transporte tem sido cada vez mais requisitado, pelo que as autoridades espanholas têm manifestado vontade de regular o uso de patinetes elétricos. Fernando Grande-Marlaska, ministro do Interior, anunciou em outubro a intenção de reformular o código de trânsito para incorporar esse tipo de veículos.
Em relação a esse caso particular, apesar de ser a primeira morte de um peão decorrente de um atropelamento por patinete, não é o primeiro caso relacionado com esses veículos.
Em outubro, uma mulher de 40 anos morreu, também em Barcelona, usando um patinete elétrico. Contudo, o patinete circulava na estrada e a mulher foi atropelada por um caminhão. Em Madrid, por exemplo, já foram registrados 22 acidentes com patinetes elétricos desde junho, sendo oito deles atropelamentos.
Ciberia, Lusa // ZAP