Idosa morre atropelada por patinete elétrico em Barcelona

Esse é o primeiro caso de um pedestre mortalmente atropelado na Espanha por uma patinete elétrica. O caso aconteceu em agosto, mas só foi divulgado agora.

Uma idosa, de 90 anos, faleceu no mês de agosto depois de ter sido atropelada por uma patinete elétrica que circulava na zona para pedestres de uma rua em Barcelona. Apesar de ter acontecido em agosto, o caso só foi divulgado agora e configura a primeira morte conhecida na Espanha como consequência do uso desse meio de transporte alternativo.

Segundo o Observador, o jovem que seguia no patinete, juntamente com um amigo, circulava a 30 quilômetros por hora, velocidade máxima permitida para esse tipo de veículo. Fontes adiantaram ao jornal El País que o jovem circulava em Rambla del Carme, no município de Esplugues de Llobregat.

O patinete acabou por se chocar contra a idosa, que caminhava na zona pedonal com a ajuda de um andarilho. A mulher foi encaminhada para o hospital Moisàs Broggi, onde acabou por falecer na sequência dos ferimentos causados pela queda.

Segundo as autoridades, os dois jovens enfrentam um processo criminal, dado que foram “imprudentes” e o comportamento resultou na morte de uma pessoa. Fontes ouvidas pelo El País adiantaram que o jovem que conduzia o patinete é investigado pelo crime de homicídio por negligência, punível com pena de um a quatro anos de prisão.

Como se trata de um patinete elétrico, não se pode aplicar as leis relacionadas com crimes contra a segurança rodoviária, dado que as leis dizem respeito a “veículos motorizados”. Um dos problemas associados a esse tipo de meio de transporte é, portanto, o vazio legal.

Esse tipo de transporte tem sido cada vez mais requisitado, pelo que as autoridades espanholas têm manifestado vontade de regular o uso de patinetes elétricos. Fernando Grande-Marlaska, ministro do Interior, anunciou em outubro a intenção de reformular o código de trânsito para incorporar esse tipo de veículos.

Em relação a esse caso particular, apesar de ser a primeira morte de um peão decorrente de um atropelamento por patinete, não é o primeiro caso relacionado com esses veículos.

Em outubro, uma mulher de 40 anos morreu, também em Barcelona, usando um patinete elétrico. Contudo, o patinete circulava na estrada e a mulher foi atropelada por um caminhão. Em Madrid, por exemplo, já foram registrados 22 acidentes com patinetes elétricos desde junho, sendo oito deles atropelamentos.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …