Idosa morre atropelada por patinete elétrico em Barcelona

Esse é o primeiro caso de um pedestre mortalmente atropelado na Espanha por uma patinete elétrica. O caso aconteceu em agosto, mas só foi divulgado agora.

Uma idosa, de 90 anos, faleceu no mês de agosto depois de ter sido atropelada por uma patinete elétrica que circulava na zona para pedestres de uma rua em Barcelona. Apesar de ter acontecido em agosto, o caso só foi divulgado agora e configura a primeira morte conhecida na Espanha como consequência do uso desse meio de transporte alternativo.

Segundo o Observador, o jovem que seguia no patinete, juntamente com um amigo, circulava a 30 quilômetros por hora, velocidade máxima permitida para esse tipo de veículo. Fontes adiantaram ao jornal El País que o jovem circulava em Rambla del Carme, no município de Esplugues de Llobregat.

O patinete acabou por se chocar contra a idosa, que caminhava na zona pedonal com a ajuda de um andarilho. A mulher foi encaminhada para o hospital Moisàs Broggi, onde acabou por falecer na sequência dos ferimentos causados pela queda.

Segundo as autoridades, os dois jovens enfrentam um processo criminal, dado que foram “imprudentes” e o comportamento resultou na morte de uma pessoa. Fontes ouvidas pelo El País adiantaram que o jovem que conduzia o patinete é investigado pelo crime de homicídio por negligência, punível com pena de um a quatro anos de prisão.

Como se trata de um patinete elétrico, não se pode aplicar as leis relacionadas com crimes contra a segurança rodoviária, dado que as leis dizem respeito a “veículos motorizados”. Um dos problemas associados a esse tipo de meio de transporte é, portanto, o vazio legal.

Esse tipo de transporte tem sido cada vez mais requisitado, pelo que as autoridades espanholas têm manifestado vontade de regular o uso de patinetes elétricos. Fernando Grande-Marlaska, ministro do Interior, anunciou em outubro a intenção de reformular o código de trânsito para incorporar esse tipo de veículos.

Em relação a esse caso particular, apesar de ser a primeira morte de um peão decorrente de um atropelamento por patinete, não é o primeiro caso relacionado com esses veículos.

Em outubro, uma mulher de 40 anos morreu, também em Barcelona, usando um patinete elétrico. Contudo, o patinete circulava na estrada e a mulher foi atropelada por um caminhão. Em Madrid, por exemplo, já foram registrados 22 acidentes com patinetes elétricos desde junho, sendo oito deles atropelamentos.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …

A quantidade de nitrogênio emitida pela pecuária já ultrapassou os limites seguros

A quantidade de nitrogênio emitida pela criação de animais para abate é superior ao que o planeta pode aguentar. Cientistas alertam que é necessário diminuir o consumo de carne e laticínios. As principais fontes de nitrogênio …