Imagem chocante de filhote de elefante em chamas vence prêmio de fotografia

Biplab Hazra / Sanctuary Wildlife Photography Awards

A imagem de dois elefantes em chamas, incluindo um filhote, fugindo de uma multidão no leste da Índia foi a vencedora do Prêmio Sanctuary Wildlife Photography Award 2017.

A fotografia foi tirada em Bengala Ocidental, no distrito de Bankura, onde são frequentes problemas decorrentes do contato entre humanos e elefantes. Ao anunciar o prêmio, um representante da Sanctuary Asia, referiu que “este tipo de humilhação é frequente“.

A fotografia retrata um conflito entre humanos e elefantes. O texto que acompanha a fotografia revela que a multidão de homens estava “atirando bolas de fogo nos dois elefantes” no momento em que Biplab Hazra captou a imagem.

Hazra, um fotógrafo de vida selvagem por paixão, disse ao New Indian Express que nunca tinha visto “incidente como este em 14 anos de carreira de fotógrafo de vida selvagem”. Estava totalmente concentrado em tirar a foto”, declarou.

O elefante é um animal onipresente na Índia, que possui mais de 70% da população global da espécie.

O prêmio é uma tentativa de conscientização sobre a prática de violência contra os elefantes da Índia. No entanto, os aldeões da região reclamam dos estragos que os animais provocam nas suas casas e plantações.

Hazra afirmou que “o filhote pode não ter sido intencionalmente incendiado pelos moradores, mas atirar bolas de fogo em rebanhos de elefantes tem sido uma prática comum nesta zona de Bengala Ocidental”. Em sua página no Facebook, a Sanctuary Asia criticou a “total indiferença com que os governos central e estadual tratam a situação“.

Estes incidentes são comuns no distrito de Bankura. No ano passado, um elefante enfurecido atirou uma pessoa ao ar e a esmagou. Meses depois, o governo de Bengala Ocidental instalou veículos – os Airavat – para que as equipes florestais conseguissem evitar que os elefantes seguissem por caminhos com residências.

No entanto, a iniciativa não resolveu a situação – que não melhorou muito desde então.

Ciberia // BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Qual a idade em que somos mais infelizes, segundo a ciência

A chamada crise dos 40 deixou de ser um mito, pelo menos de acordo com uma ampla pesquisa realizada em 134 países pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro …

Trump fecha acordo e sinaliza fim da "guerra fiscal" com a China

Na última quarta-feira, os Estados Unidos e a China firmaram um acordo que pode ser o primeiro passo para o fim da chamada “guerra comercial” entre as potências. O pacto, que foi anunciado em dezembro do …

YouTube vincula anúncios em vídeos controversos sobre mudanças climáticas

Uma notícia deixou algumas empresas anunciantes do YouTube surpresas. Segundo estudo feito pela Avaaz, a plataforma de vídeos da Google tem vinculado anúncios de grandes companhias em vídeos que têm como propósito desinformar as pessoas …

Premiê renuncia após Putin propor reformas constitucionais

Líder russo propõe pacote de mudanças com as quais, segundo críticos, poderia permanecer no poder após fim do mandato. Premiê Medvedev renuncia com todo o gabinete para "abrir espaço" às reformas. O presidente da Rússia, Vladimir …

Musculação: detonando o grande mito da nutrição para ganhar massa muscular

Dietas com alto teor de carboidratos costumam ser recomendadas como parte de protocolos de exercícios para melhorar a recuperação e aumentar o desempenho. No entanto, pesquisas recentes tem mostrado que os carboidratos talvez não ajudem …

Austrália: aviões jogam alimentos para animais sobreviventes dos incêndios

Os incêndios que ardem por toda a Austrália desde setembro do ano passado vem atingindo e ameaçando a vida dos animais locais não só diretamente – mais de 500 milhões de animais já morreram por …

"Democracia em Vertigem", de Petra Costa, é indicado ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências cinematográficas anunciou nesta segunda-feira (13) os indicados ao Oscar. “Democracia em Vertigem”, da brasileira Petra Costa, foi indicado ao prêmio de melhor documentário. "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles …

Arquivos sobre OVNIs poderiam 'danificar seriamente' segurança dos EUA, segundo Marinha americana

Marinha dos EUA considera que abertura de arquivos sobre OVNIs poderia causar sérios danos à Segurança Nacional, enquanto reconhece existência de OVNIs. Enquanto conspiracionistas acreditam que as Forças Armadas americanas utilizam tecnologia alienígena para o desenvolvimento …

Crise do 737 Max faz Boeing registrar perda de produção recorde

Pela primeira vez em décadas, a Boeing terminou o ano com pedidos negativos de produção de aviões comerciais. No final de 2019, a gigante aeroespacial registrou cancelamentos de 87 unidades, o que significa mais baixas …

Temperatura dos oceanos bate recorde em 2019, diz estudo

Calor absorvido pelos mares nos últimos 25 anos equivale ao gerado por 3,6 bilhões de bombas como a de Hiroshima. Aquecimento disparou nas últimas décadas, o que, segundo cientistas, é "prova do aquecimento global". Em 2019, …