Incêndio na Torre Grenfell em Londres começou com uma geladeira com defeito

(dr) Neil Hall / Reuters

A torre Grenfell, que tem bloco de 120 apartamentos, onde moram cerca de 500 pessoas

A torre Grenfell, que tem bloco de 120 apartamentos, onde moram cerca de 500 pessoas

O incêndio em Londres não teve mão criminosa. A BBC, que cita um relatório sobre as primeiras conclusões do inquérito, diz que tudo começou no congelador de uma geladeira.

Segundo a Renascença, está em causa o modelo Hot Point FF175BP, que agora é alvo de testes por parte do fabricante.

As conclusões vêm confirmar a hipótese tida como mais provável, frente aos relatos de residentes, para a origem do incêndio – a explosão de uma geladeira. As autoridades britânicas falam em um equipamento “defeituoso”.

O revestimento exterior também não passou nos testes de segurança. A superintendente da Polícia Metropolitanta de Londres (MET), Fiona McCormack, admite haver matéria para avançar com acusações por homicídio no decorrer das investigações.

Setenta e nove pessoas foram dadas como mortas ou desaparecidas.

O Governo britânico já ordenou uma vistoria urgente a cerca de 600 prédios com determinados revestimentos. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (22) pela porta-voz da primeira-ministra Theresa May. Os números dizem respeito apenas à Inglaterra e são aguardados dados para Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Surgiram suspeitas de que o revestimento acrescentado depois de obras na torre pode ter tido papel determinante no alastrar das chamas e na dificuldade para a saída dos habitantes.

Entre 400 e 600 pessoas viviam nos 24 andares do prédio, localizado no bairro de Kensington. Além dos mortos, as chamas fizeram 78 feridos, 10 dos quais em estado crítico.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, já tinha anunciado que serão disponibilizados 5 milhões de libras (cerca de R$ 21 milhões) para ajuda de emergência às vítimas do incêndio em Londres.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …