Incêndio na Torre Grenfell em Londres começou com uma geladeira com defeito

(dr) Neil Hall / Reuters

A torre Grenfell, que tem bloco de 120 apartamentos, onde moram cerca de 500 pessoas

A torre Grenfell, que tem bloco de 120 apartamentos, onde moram cerca de 500 pessoas

O incêndio em Londres não teve mão criminosa. A BBC, que cita um relatório sobre as primeiras conclusões do inquérito, diz que tudo começou no congelador de uma geladeira.

Segundo a Renascença, está em causa o modelo Hot Point FF175BP, que agora é alvo de testes por parte do fabricante.

As conclusões vêm confirmar a hipótese tida como mais provável, frente aos relatos de residentes, para a origem do incêndio – a explosão de uma geladeira. As autoridades britânicas falam em um equipamento “defeituoso”.

O revestimento exterior também não passou nos testes de segurança. A superintendente da Polícia Metropolitanta de Londres (MET), Fiona McCormack, admite haver matéria para avançar com acusações por homicídio no decorrer das investigações.

Setenta e nove pessoas foram dadas como mortas ou desaparecidas.

O Governo britânico já ordenou uma vistoria urgente a cerca de 600 prédios com determinados revestimentos. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (22) pela porta-voz da primeira-ministra Theresa May. Os números dizem respeito apenas à Inglaterra e são aguardados dados para Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Surgiram suspeitas de que o revestimento acrescentado depois de obras na torre pode ter tido papel determinante no alastrar das chamas e na dificuldade para a saída dos habitantes.

Entre 400 e 600 pessoas viviam nos 24 andares do prédio, localizado no bairro de Kensington. Além dos mortos, as chamas fizeram 78 feridos, 10 dos quais em estado crítico.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, já tinha anunciado que serão disponibilizados 5 milhões de libras (cerca de R$ 21 milhões) para ajuda de emergência às vítimas do incêndio em Londres.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …