Incomum estrela emissora de ondas de rádio parece estar despertando

ESO/L. Calçada

Astrofísicos registraram explosões em magnetar XTE J1810-197 geradoras de fluxos radioativos que podem ser capazes de atingir a Terra e causar problemas no funcionamento de espaçonaves, segundo publicação da edição Science Alert.

De acordo com a publicação, astrofísicos da Universidade de Manchester no Reino Unido e do Instituto Max Planck de Radioastronomia na Alemanha descobriram que a magnetar XTE J1810-197 quebrou o silêncio de 10 anos de ondas de rádio, o que indica a ativação de processos desconhecidos em suas profundezas.

A XTE J1810-197, que pesquisadores acreditam se formar como estrelas de nêutrons, começou a emitir ondas de rádio no dia 8 de dezembro de 2018. A observação foi realizada com a ajuda de um telescópio do Centro de Astrofísica Jodrell Bank, da Universidade de Manchester, Reino Unido.

A última emissão de rádio desta magnetar foi detectada no fim de 2008, que entrou em repouso em seguida. Vale destacar que a velocidade de rotação da estrela aumentou 2,6 vezes em 48 dias.

Além disso, os pesquisadores destacaram flutuações de radiação de 50 milissegundos, que poderiam ser causadas por “terremotos” na crosta da magnetar. J1810-197 é uma dos quatro estrelas anormais que emitem ondas de rádio. Atualmente, sabe-se da existência de 23 magnetares, que geram potente radiação. A estrela J1810-197 se encontra de 10 a 13 mil anos-luz da Terra.

Outra magnetar próxima ao Sol, SGR 1900+14, está localizada a uma distância de 20 mil anos-luz e produziu uma explosão com energia suficiente para causar ionização na atmosfera superior da Terra em 1998.

A emissão de ondas de rádio de J1810-197 foi vista pela primeira vez após uma poderosa erupção de raios X em 2003. A própria emissão de radiação começou a desaparecer em poucos anos e reapareceu em 2008. Desde a explosão, a rotação da magnetar foi diminuindo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …