Paquistão testa míssil com capacidade nuclear e alcance de 2.200 quilômetros

O Paquistão testou pela primeira vez, com sucesso, o míssil Abadeel, capaz de transportar ogivas nucleares e com um alcance de 2.200 quilômetros, duas semanas após conseguir capacidade para responder a ataques atômicos que poderiam destruir seus silos.

O porta-voz do Escritório de Comunicação do Exército do país, o major-geral Asif Ghafoor, anunciou em comunicado o lançamento deste novo artefato, que tem capacidade para transportar “múltiplas ogivas nucleares” e atingir “múltiplos alvos”.

“O desenvolvimento do Sistema Ababeel tem como objetivoassegurar a sobrevivência dos mísseis balísticos do Paquistão. Reforçará a dissuasão”, afirmou o militar.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, e o chefe do Exército, o general Qamar Javed Bajwa, parabenizaram os cientistas e engenheiros pelo êxito dos testes prova, ainda de acordo com Ghafoor.

O Abadeel é o segundo míssil paquistanês com maior alcance, depois do Abadeel, que pode se deslocar a uma distância de até 2.750 quilômetros.

O Paquistão afirmou em 9 de janeiro que tinha alcançado a capacidade para responder a um ataque atômico que destruísse seus silos, após o primeiro teste de um míssil com capacidade nuclear a partir de uma plataforma submarina no oceano Índico.

Estes testes acontecem após a intensificação da tensão entre Paquistão e a Índia, que estão envolvidos em corrida armentista desde 1947.

Segundo um estudo de um grupo de cientistas da Universidade das Nações Unidas, UNU, “a bacia fluvial do Indo é uma ‘bomba-relógio’ que pode explodir em qualquer momento, aumentando a escassez de água na região e causando mudanças climáticas irreversíveis.

Segundo o estudo, a causa provável (e local) da 1ª Guerra Nuclear na Terra será mesmo um conflito nuclear entre a Índia e o Paquistão.

Ciberia // Agência BR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …