Fifa encerra investigação interna iniciada em 2015 sobre casos de corrupção

A Fifa anunciou hoje (31) que finalizou a investigação que iniciou em junho de 2015 depois das detenções de alguns de seus diretores e colaboradores realizadas pelas autoridades suíças, em parceria com a Justiça dos Estados Unidas, por possíveis atos delitivos, pagamentos de propina e corrupção.

Em comunicado, a Fifa indicou que durante os 22 meses transcorridos desde o início das investigações foram analisados mais de 2,5 milhões de documentos e várias testemunhas-chave foram ouvidas, o que permitiu elaborar um relatório de 1.300 páginas e mais de 20 mil páginas de provas documentais, que estão a disposição das autoridades suíças

Os dados que já estão em poder da Procuradoria Geral da Suíça, que reconheceu a “estreita e contínua colaboração da Fifa”, serão transferidos também ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, país onde muitos dos envolvidos no caso estão à espera de julgamento, provavelmente no segundo semestre deste ano.

“A Fifa se comprometeu a realizar uma investigação global e profunda dos fatos a fim de poder atribuir responsabilidades aos que cometeram atos criminosos dentro do entorno futebolístico e colaborar com as autoridades”, afirmou o presidente da entidade, Gianni Infantino.

O dirigente suíço, que chegou à presidência no final de fevereiro de 2016, depois da explosão do escândalo de corrupção, garantiu que “as autoridades continuarão perseguindo os que lucraram e se aproveitaram da confiança depositada em seus cargos dentro do futebol”.

“A Fifa voltará a concentrar toda sua atenção no futebol, pela torcida e pelos jogadores de todo o mundo”, declarou Infantino, que sucedeu no cargo o suíço Joseph Blatter, meses depois que este renunciou como presidente.

Após sua renúncia à presidência, que ocupava desde 1998 e para a qual havia sido reeleito no final de maio de 2015, Blatter foi inabilitado pela própria Comissão de Ética da Fifa, o que também aconteceu com o então presidente da Uefa e grande favorito para sucedê-lo, o francês Michel Platini.

A sanção contra ambos, que a Corte Arbitral do Esporte (CAS, sigla em inglês) deixou em seis anos para Blatter e em quatro para Platini, foi consequência de um pagamento que o primeiro fez ao segundo em 2011 por trabalhos de assessoria em 1999 e que viola o Código de Ética da organização.

Esta punição impediu que Platini se apresentasse às eleições à presidência da Fifa, que a entidade teve que realizar em fevereiro de 2016 e nas quais foi eleito o suíço Gianni Infantino, até então secretário-geral da Uefa.

Também nesta sexta-feira, a Fifa explicou que, “já que as investigações penais empreendidas pela Procuradoria Suíça e pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos ainda estão abertas, não pode publicar ou comentar as conclusões da investigação interna por motivos legais”.

“A informação obtida foi utilizada para realizar mudanças específicas nas funções de governança, compliance e finanças da instituição”, acrescentou em seu comunicado a Fifa, que no final de abril publicará um relatório detalhado sobre essas mudanças.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …