Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões da Antártida, faz o levantamento dos animais.

A empresa usa dados do Penguin Watch Project, o qual reúne imagens de 40 locais que servem de habitat para algumas espécies de pinguins.

Com isso, eles criaram um modelo de machine learning para reconhecer os animais nas imagens. Criado em parceria com a iniciativa AI for Earth da Microsoft, o sistema fez a contagem baseada na densidade populacional das fotos.

“É muito importante compreendermos o nosso impacto nas populações de pinguins da Antártida. Acreditamos que a IA tem o poder de ajudar os pesquisadores na identificação das causas desse declínio e estamos felizes em usar as tecnologias de IA da Intel para aplicações de impacto social. Nossa solução de contagem pode compreender ainda melhor as populações de pinguins”, explica Naveen Gattu, COO e cofundador da Gramener.

Segundo levantamento da British Antarctic Survey feito em 2019, o número de pinguins caiu drasticamente nos últimos três anos, principalmente por conta de mudanças climáticas. Se nada mudar, a perspectiva é de que eles desapareçam até 2100.

O Penguin Watch Project é um projeto que já usava recursos humanos para identificar e contar a população de pinguins na Antártida. Com as imagens no site, voluntários podiam indicar os pinguins adultos, filhotes e outros animais da região. Contudo, a tecnologia de IA facilita e agiliza ainda mais o processo de identificação.

Por conta do desaparecimento desses animais, nesta segunda-feira (20) é celebrado o Penguin Awarness Day, um movimento para alertar sobre a extinção da espécie. Sabendo o número de pinguins em cada lugar, grupos de pesquisadores podem criar projetos para tentar aumentar a população.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …