Centenas de pinguins mumificados são encontrados na Antártida

Yuesong Gao / Institute of Polar Environment

Centenas de corpos de pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) muito bem preservados foram encontrados na Antártida. Os cientistas, que utilizam o termo “mumificados” no estudo, acreditam que os animais tenham morrido há cerca de 200 a 750 anos devido a mudanças drásticas no clima. 

Os pinguins, mumificados pelo ambiente seco e frio da Antártida, morreram provavelmente devido ao clima extremo que se fez sentir na região, onde foram registrados momentos extremamente chuvosos e com muita neve nos últimos mil anos.

“É bastante provável que o aquecimento global tenha causado uma maior precipitação, levando a esta tragédia”, disse Liguang Sun, autor principal do estudo e professor de Ciências da Terra na Universidade de Ciências e Tecnologias da China.

A equipe de cientistas encontrou os restos de “múmias preservadas e desidratadas” na Long Peninsula da Antártida em 2016. Muitos dos corpos encontrados eram de filhotes, aponta o estudo publicado no dia 28 de agosto no Journal of Geophysical Research.

De acordo com Liguang Sun, é bastante comum encontrar restos mortais de pinguins-de-adélia – incluindo suas penas e ossos – na Antártida. Contudo, acrescentou “é muito raro encontrar tantos pinguins mumificados, especialmente filhotes”.

A datação por radiocarbono revelou que os animais morreram de forma gradual ao longo das décadas, tendo as mortes ocorrido em dois períodos distintos: entre 200 e 750 anos atrás. Depois de estudar os sedimentos depositados junto das múmias, que incluíam fezes  e materiais de nidificação, os pesquisadores concluíram que foram os “eventos climáticos extremos”, que duraram décadas, que causaram a morte dos animais.

Importância da descoberta

A descoberta é especialmente importante porque ajuda os cientistas a prever como os pinguins vão reagir a mudanças climáticas bruscas no futuro. De acordo com a equipe de pesquisa, que incluiu cientistas chineses e australianos, os eventos futuros não serão muito felizes.

“Acredita-se que a atual tendência de aquecimento global vai continuar ou piorar“, disse Sun. À medida que a mudança climática provocada pelo Homem aquece o planeta, a Antártida terá mais chuva e neve, o que provavelmente “vai aumentar as possibilidades de se voltar a registrar tantas mortes” entre as populações de pinguins, afirma.

O pinguim-de-adélia é nativo da Antártida, onde atualmente existem 250 colônias, uma das quais foi descoberta este ano e tem cerca de 1,5 milhão de aves. A União Internacional para a Conservação da Natureza não considera a espécie em risco de extinção, mas, para os cientistas, eventos climáticos extremos podem colocá-la em perigo.

Yuesong Gao / Institute of Polar Environment

Corpo de um pinguim com 750 anos encontrado na Antártida

Os filhotes de pinguim são mais vulneráveis às chuvas fortes e à neve, uma vez que ainda não desenvolveram completamente suas penas impermeáveis que os protegem do clima extremo – o que pode explicar o número tão elevado de filhotes encontrados.

“Ao contrário dos adultos, que têm penas para isolá-los da água fria, os pequenos pinguins não têm plumagem à prova d’água”, explicaram os autores. Devido à falta de plumagem, os filhotes sofrem com o frio, podendo “morrer de hipotermia”.

Além disso, a queda de neve pode dificultar o processo de reprodução dos pinguins, que encontram dificuldades em encontrar pequenas pedras para seus ninhos, bem como zonas sem neve para depositá-los.

Para evitar estas mortes em massa, “a humanidade precisa fazer mais e desacelerar a atual tendência do aquecimento global”, reiterou Sun.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …