Kim Jong-un reconhece “erros” na estratégia econômica da Coreia do Norte

(dv) KCNA / YONHAP

O líder norte-coreano Kim Jong-un reconheceu “erros” na estratégia econômica de seu país, durante o 8° Congresso do Partido dos Trabalhadores (WPK). O evento, que ocorre duas semanas antes da posse de Joe Biden na presidência dos Estados Unidos, define as políticas econômicas e internacionais norte-coreanas pelos próximos cinco anos.

Em seu discurso, Kim Jong-un constatou o fracasso do plano de desenvolvimento econômico adotado durante o último congresso de 2016, declarando que os resultados estavam “aquém de nossos objetivos em quase todos as áreas”, relatou nesta quarta-feira (6) o órgão oficial de comunicação norte-coreano.

O 8o congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte foi inaugurado nesta terça-feira (5) em Pyongyang na presença de 7.000 delegados e participantes. Nenhum dos participantes usava máscara, segundo fotos divulgadas pelo órgão de comunicação do partido.

“Nós temos a intenção de analisar em profundidade (…) nossas experiências, lições e erros cometidos”, acrescentou Kim Jong-un, sem precisar que tipo de erros. A Coreia do Norte sofre com a má gestão crônica de sua economia e o plano precedente foi discretamente abandonado no ano passado.

A Coreia do Norte lida com as sanções internacionais destinadas a fazer Pyongyang renunciar ao seu programa nuclear e balístico que teve uma evolução rápida sob a direção de Kim Jong-un.

O país está mais isolado que nunca devido ao fechamento das fronteiras há um ano para se proteger da pandemia do novo coronavírus, que surgiu na China, país vizinho e principal aliado.

Pyongyang afirma não ter registrado nenhum caso de Covid-19 em seu território, informação questionada por especialistas e observadores.

Autosuficiência

Para analistas, o congresso – segundo desde a chegada de Kim Jong-un ao poder e oitavo na história do país – centrado em questões internas, deve reafirmar a importância da autossuficiência e anunciar um novo plano econômico.

O evento é a reunião mais importante do partido no poder. Ele é acompanhado de perto por analistas, que observam qualquer sinal de mudança nas orientações políticas ou de escolha das elites.

A irmã de Kim e sua conselheira, Kim Yo Jong, faz parte dos oficiais eleitos para presidir o Congresso, sinal do aumento de sua influência.

O 7o Congresso organizado em 2016, o primeiro em quase 40 anos, contribuiu para reforçar o poder de Kim Jong-un como líder supremo e herdeiro da dinastia dos Kim, no poder há 70 anos.

Em outubro, o líder norte-coreano ordenou uma campanha nacional de 80 dias para estimular a economia, antes do Congresso de janeiro. Com a aproximação das datas, a Coreia do Norte lançou campanhas de mobilização em massa, convocando os norte-coreanos a trabalharem horas extras e assumirem novas tarefas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …