Israel admite que negocia em segredo com países árabes para normalizar relações

US Department of State / Wikimedia

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

As autoridades israelenses têm tido discussões secretas com líderes árabes e muçulmanos sobre a normalização das relações com o Estado judeu, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu neste domingo, na véspera do “primeiro voo comercial direto” entre Israel e os Emirados Árabes Unidos.

Netanyahu já falou com oficiais do Sudão, Chade e Omã, que estão entre os contatos que foram “divulgados”.

Mas “há muito mais reuniões não mediadas com líderes árabes e muçulmanos para normalizar as relações”, disse ele em uma coletiva de imprensa em Jerusalém, ao lado de Jared Kushner, conselheiro da Casa Branca e genro do presidente Donald Trump – marido de Ivanka Trump desde 2009 e pai de seus três filhos.

O primeiro-ministro israelense não desvendou quais são os outros países que estariam discutindo uma possível normalização com Israel. O estado judaico busca atualmente estender a outras nações da região o acordo anunciado em 13 de agosto com os Emirados Árabes Unidos.

“Os avanços de hoje serão os padrões de amanhã. Eles abrirão o caminho para que outros países normalizem suas relações com Israel”, acrescentou Netanyahu.

Protestos contra Netanyahu duram 10 semanas

Ao lado dele, Jared Kushner chamou o acordo com os Emirados de “um salto gigante” para a paz no Oriente Médio – mas especialistas são mais céticos quanto às reais possibilidades de avanços pela iniciativa.

Muitos indicam que Netanyahu deseja desviar o foco da intensa contestação que enfrenta no plano doméstico. Neste domingo (30), ele foi alvo hoje de mais um protesto. Dezenas de milhares de manifestantes se reuniram em frente à casa do primeiro-ministro para pedir sua renúncia. É a décima semana consecutiva em que os protestos acontecem.

Demonstrando vontade de avançar nas negociações diplomáticas em alta velocidade, uma delegação israelo-americana deve decolar na manhã desta segunda-feira no “primeiro voo comercial direto” entre Israel e os Emirados, mais precisamente entre Tel Aviv e Abu Dhabi.

O chefe do Conselho de Segurança Nacional israelense, Meir Ben-Shabbat, Jared Kushner e o assessor presidencial para a segurança nacional Robert O’Brien devem participar deste voo já considerado “histórico” pelas partes.

Emirados e Israel estão separados geograficamente pela Arábia Saudita, país aliado dos Estados Unidos e próximo dos Emirados, mas com o qual Israel não mantém relações oficiais. Segundo a imprensa israelense, o voo da companhia israelense El-Al deve cruzar o espaço aéreo saudita.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …