Israel admite que negocia em segredo com países árabes para normalizar relações

US Department of State / Wikimedia

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

As autoridades israelenses têm tido discussões secretas com líderes árabes e muçulmanos sobre a normalização das relações com o Estado judeu, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu neste domingo, na véspera do “primeiro voo comercial direto” entre Israel e os Emirados Árabes Unidos.

Netanyahu já falou com oficiais do Sudão, Chade e Omã, que estão entre os contatos que foram “divulgados”.

Mas “há muito mais reuniões não mediadas com líderes árabes e muçulmanos para normalizar as relações”, disse ele em uma coletiva de imprensa em Jerusalém, ao lado de Jared Kushner, conselheiro da Casa Branca e genro do presidente Donald Trump – marido de Ivanka Trump desde 2009 e pai de seus três filhos.

O primeiro-ministro israelense não desvendou quais são os outros países que estariam discutindo uma possível normalização com Israel. O estado judaico busca atualmente estender a outras nações da região o acordo anunciado em 13 de agosto com os Emirados Árabes Unidos.

“Os avanços de hoje serão os padrões de amanhã. Eles abrirão o caminho para que outros países normalizem suas relações com Israel”, acrescentou Netanyahu.

Protestos contra Netanyahu duram 10 semanas

Ao lado dele, Jared Kushner chamou o acordo com os Emirados de “um salto gigante” para a paz no Oriente Médio – mas especialistas são mais céticos quanto às reais possibilidades de avanços pela iniciativa.

Muitos indicam que Netanyahu deseja desviar o foco da intensa contestação que enfrenta no plano doméstico. Neste domingo (30), ele foi alvo hoje de mais um protesto. Dezenas de milhares de manifestantes se reuniram em frente à casa do primeiro-ministro para pedir sua renúncia. É a décima semana consecutiva em que os protestos acontecem.

Demonstrando vontade de avançar nas negociações diplomáticas em alta velocidade, uma delegação israelo-americana deve decolar na manhã desta segunda-feira no “primeiro voo comercial direto” entre Israel e os Emirados, mais precisamente entre Tel Aviv e Abu Dhabi.

O chefe do Conselho de Segurança Nacional israelense, Meir Ben-Shabbat, Jared Kushner e o assessor presidencial para a segurança nacional Robert O’Brien devem participar deste voo já considerado “histórico” pelas partes.

Emirados e Israel estão separados geograficamente pela Arábia Saudita, país aliado dos Estados Unidos e próximo dos Emirados, mas com o qual Israel não mantém relações oficiais. Segundo a imprensa israelense, o voo da companhia israelense El-Al deve cruzar o espaço aéreo saudita.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …