O uso de assistentes virtuais nos lares é um conceito que está ficando cada vez mais difundido em alguns países. No entanto, essa ideia original foi aprimorada de uma forma muito curiosa pela Vinclu, que introduziu no mercado nipônico uma “namorada holográfica” com inteligência artificial.
Batizado de Gatebox, o produto passou por um período de “testes”, com vendas limitadas em duas remessas. Agora, a “namorada holográfica” finalmente está disponível em pré-venda no Japão.
Embora o Gatebox tenha as funções de controlar dispositivos domésticos de forma remota e capacidades de assistente pessoal, a principal finalidade do produto é que a garota holográfica funcione como uma espécie de companheira para os solitários.
A “namorada” é representada pela personagem Hikari Azuma e projetada na estrutura central do dispositivo, focando em interações, podendo até mesmo enviar mensagens para o celular do “parceiro” quando ele estiver longe de casa.
Principais características
Embora a produção em massa do Gatebox não seja uma surpresa, é interessante ressaltar que o dispositivo não utiliza qualquer modelo de inteligência artificial de outras empresas. Ao invés disso, o sistema foi desenvolvido pela própria Vinclu com base no reconhecimento de padrões a partir das interações com o usuário.
Outro detalhe é que, apesar de uma nova reformulação de hardware ter sido realizada em relação aos dois primeiros modelos, as funções de assistente pessoal ainda são muito limitadas, restringindo-se a alertas de informações meteorológicas, notícias do dia e algumas outras informações obtidas a partir da internet, bem como funções da Internet das Coisas, para casas conectadas.
Esta nova versão, que vem em formato de speaker de dimensões ampliadas, também é dotada de dois microfones em sua parte superior para comandos de voz e um detector de movimento embutido para que a “namorada” reconheça as expressões faciais e movimentos do usuário.
Preço e disponibilidade
Ainda de acordo com o anúncio, o Gatebox modelo GTBX-100 já pode ser comprado no Japão por cerca de 150 mil ienes (equivalente a R$ 5.400, em conversão direta), com início das entregas previsto para novembro deste ano.
Além deste valor, a utilização da “namorada holográfica” exige o pagamento de uma mensalidade de aproximadamente 1.500 mil ienes (algo em torno de R$ 54), que só será cobrada a partir de março de 2019.
Também foi informado que o Gatebox será disponibilizado em outras regiões fora do Japão, porém, é quase certo que isso não ocorrerá em um curto prazo de tempo.
Ciberia // CanalTech