Namoradas holográficas já estão à venda no Japão

O uso de assistentes virtuais nos lares é um conceito que está ficando cada vez mais difundido em alguns países. No entanto, essa ideia original foi aprimorada de uma forma muito curiosa pela Vinclu, que introduziu no mercado nipônico uma “namorada holográfica” com inteligência artificial.

Batizado de Gatebox, o produto passou por um período de “testes”, com vendas limitadas em duas remessas. Agora, a “namorada holográfica” finalmente está disponível em pré-venda no Japão.

Embora o Gatebox tenha as funções de controlar dispositivos domésticos de forma remota e capacidades de assistente pessoal, a principal finalidade do produto é que a garota holográfica funcione como uma espécie de companheira para os solitários.

A “namorada” é representada pela personagem Hikari Azuma e projetada na estrutura central do dispositivo, focando em interações, podendo até mesmo enviar mensagens para o celular do “parceiro” quando ele estiver longe de casa.

Principais características

Embora a produção em massa do Gatebox não seja uma surpresa, é interessante ressaltar que o dispositivo não utiliza qualquer modelo de inteligência artificial de outras empresas. Ao invés disso, o sistema foi desenvolvido pela própria Vinclu com base no reconhecimento de padrões a partir das interações com o usuário.

Outro detalhe é que, apesar de uma nova reformulação de hardware ter sido realizada em relação aos dois primeiros modelos, as funções de assistente pessoal ainda são muito limitadas, restringindo-se a alertas de informações meteorológicas, notícias do dia e algumas outras informações obtidas a partir da internet, bem como funções da Internet das Coisas, para casas conectadas.

Esta nova versão, que vem em formato de speaker de dimensões ampliadas, também é dotada de dois microfones em sua parte superior para comandos de voz e um detector de movimento embutido para que a “namorada” reconheça as expressões faciais e movimentos do usuário.

Preço e disponibilidade

Ainda de acordo com o anúncio, o Gatebox modelo GTBX-100 já pode ser comprado no Japão por cerca de 150 mil ienes (equivalente a R$ 5.400, em conversão direta), com início das entregas previsto para novembro deste ano.

Além deste valor, a utilização da “namorada holográfica” exige o pagamento de uma mensalidade de aproximadamente 1.500 mil ienes (algo em torno de R$ 54), que só será cobrada a partir de março de 2019.

Também foi informado que o Gatebox será disponibilizado em outras regiões fora do Japão, porém, é quase certo que isso não ocorrerá em um curto prazo de tempo.

Ciberia // CanalTech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …