Namoradas holográficas já estão à venda no Japão

O uso de assistentes virtuais nos lares é um conceito que está ficando cada vez mais difundido em alguns países. No entanto, essa ideia original foi aprimorada de uma forma muito curiosa pela Vinclu, que introduziu no mercado nipônico uma “namorada holográfica” com inteligência artificial.

Batizado de Gatebox, o produto passou por um período de “testes”, com vendas limitadas em duas remessas. Agora, a “namorada holográfica” finalmente está disponível em pré-venda no Japão.

Embora o Gatebox tenha as funções de controlar dispositivos domésticos de forma remota e capacidades de assistente pessoal, a principal finalidade do produto é que a garota holográfica funcione como uma espécie de companheira para os solitários.

A “namorada” é representada pela personagem Hikari Azuma e projetada na estrutura central do dispositivo, focando em interações, podendo até mesmo enviar mensagens para o celular do “parceiro” quando ele estiver longe de casa.

Principais características

Embora a produção em massa do Gatebox não seja uma surpresa, é interessante ressaltar que o dispositivo não utiliza qualquer modelo de inteligência artificial de outras empresas. Ao invés disso, o sistema foi desenvolvido pela própria Vinclu com base no reconhecimento de padrões a partir das interações com o usuário.

Outro detalhe é que, apesar de uma nova reformulação de hardware ter sido realizada em relação aos dois primeiros modelos, as funções de assistente pessoal ainda são muito limitadas, restringindo-se a alertas de informações meteorológicas, notícias do dia e algumas outras informações obtidas a partir da internet, bem como funções da Internet das Coisas, para casas conectadas.

Esta nova versão, que vem em formato de speaker de dimensões ampliadas, também é dotada de dois microfones em sua parte superior para comandos de voz e um detector de movimento embutido para que a “namorada” reconheça as expressões faciais e movimentos do usuário.

Preço e disponibilidade

Ainda de acordo com o anúncio, o Gatebox modelo GTBX-100 já pode ser comprado no Japão por cerca de 150 mil ienes (equivalente a R$ 5.400, em conversão direta), com início das entregas previsto para novembro deste ano.

Além deste valor, a utilização da “namorada holográfica” exige o pagamento de uma mensalidade de aproximadamente 1.500 mil ienes (algo em torno de R$ 54), que só será cobrada a partir de março de 2019.

Também foi informado que o Gatebox será disponibilizado em outras regiões fora do Japão, porém, é quase certo que isso não ocorrerá em um curto prazo de tempo.

Ciberia // CanalTech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Haddad é condenado por falsidade ideológica eleitoral em campanha de 2012

A Justiça Eleitoral condenou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad a quatro anos e seis meses de reclusão em regime semiaberto por crime de suposta falsidade ideológica na campanha de 2012. No pleito de 2012, …

Primeiro-ministro renuncia e coloca fim a governo na Itália

Em discurso no Senado, Giuseppe Conte anuncia que vai deixar o cargo e acusa seu vice, Matteo Salvini, por crise na coalizão de governo. Presidente deve decidir sobre convocação de novas eleições. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe …

Governo de Hong Kong espera "volta à calma" sem ceder a demandas de manifestantes

A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, disse esperar que "uma volta à calma" esteja a caminho no território, depois que a grande manifestação do último domingo (18) acabou sem violência. Depois de …

Cientista americana diz ter certeza que a Terra será atingida por um asteroide

Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após a quase colisão da …

Justiça de El Salvador absolve acusada de homicídio por suspeita de aborto

Promotoria pedia pena de 40 anos de prisão para vítima de estupro que dizia não saber da gravidez até o momento do parto. País da América Central possui uma das legislações mais rigorosas do mundo …

EUA testam míssil após deixarem tratado nuclear

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (19/08) que realizaram um teste com um míssil de cruzeiro. Esse é o primeiro teste feito pelo país desde que deixou oficialmente o Tratado de Forças Nucleares de Alcance …

Astrônomos descobrem 39 galáxias antigas movendo-se tão rápido que nem mesmo o Hubble consegue vê-las

Astrônomos da Universidade de Tóquio (Japão) conseguiram detectar 39 galáxias muito antigas, do início do nosso universo, utilizando dados do espectro infravermelho de telescópios submilimétricos. A luz destas estrelas viajou nada menos que 11 bilhões de …

Trump confirma ter interesse em comprar Groenlândia

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou em entrevista com jornalistas que tem interesse na compra da Groenlândia. O cientista político Vladimir Shapovalov comenta a declaração do líder norte-americano em entrevista ao serviço russo da …

Brexit sem acordo: tempos duros para britânicos, confirma relatório vazado

Segundo documento do governo vazado para imprensa, Reino Unido estará sujeito a meses de caos de transportes e carência de artigos básicos, caso se separe da UE sem um acordo de transição, como propõe o …

Pesquisadores criam adesivos corporais que verificam a saúde

A universidade de Stanford anunciou um novo experimento: adesivos corporais que leem informações a respeito da saúde da pessoa. Basicamente, os adesivos captam os sinais fisiológicos que emanam da pele, e então transmitem essas leituras de …