O Japão lançou com sucesso um foguete com um novo satélite de espionagem destinado a obter informação sobre as instalações de mísseis da Coreia do Norte, informou a Agência Aeroespacial do Japão (JAXA, na sigla em inglês).
O satélite foi colocado em órbita a bordo de um foguete modelo H-2A lançado a partir do centro espacial Uchinoura da JAXA, na cidade de Kagoshima, como tinha programado a agência aeroespacial japonesa.
O satélite de reconhecimento ótico será usado em tarefas como analisar o desenvolvimento nas instalações de lançamento de mísseis ou de testes nucleares da Coreia do Norte, e eleva para um total de sete o número de aparelhos japoneses desse tipo.
O Japão planeja posicionar até dez satélites espiões, incluindo os óticos (destinados a captar fotografias a grande distância) e os equipados com radares (capazes de fazer imagens sem serem afetados por fenômenos meteorológicos ou durante a noite).
O executivo japonês não divulga as imagens captadas por esse tipo de satélite empregado pelos serviços de inteligência, embora também os use para analisar áreas afetadas por desastres naturais.
Ciberia // EFE