Fazer jejum aumenta expectativa média de vida

 

urbanwoodswalker / Flickr

-

O jejum está, normalmente, associado à perda de peso, mas, de acordo com o japonês Yoshinori Ohsumi, Nobel da Medicina deste ano, também ajuda a rejuvenescer o nosso corpo e, assim, a aumentar a expectativa média de vida.

Yoshinori Ohsumi defende que o jejum ajuda as células a comerem umas às outras (o chamado processo de autofagia) e que isso nos renova.

A grande questão é saber como jejuar de uma forma segura e que seja benéfica para nosso corpo. Um grupo de pesquisadores brasileiros está tentando descobrir como o poderemos fazer, avança o portal Uol.

A lógica de Yoshinori Ohsumi é que a autofagia é um importante mecanismo de auto-limpeza que existe em todas as células do nosso corpo.

A redução desse mecanismo provoca a acumulação de componentes danificados, que levam à morte das células e ao desenvolvimento de doenças. Portanto, manter a autofagia ativa seria uma forma de prevenir problemas.

“A autofagia não fica ativa o tempo todo. Mas a restrição de nutrientes é uma forma de burlar isso”, disse ao Uol Luciana Gomes, pesquisadora do Laboratório de Reparo de DNA da Universidade de São Paulo.

Essa auto-limpeza no organismo é ativada quando a célula está em situações de stress, como ao fumar um cigarro, ficar algum tempo sem se alimentar ou até algo menos radical do que o jejum, como a restrição do consumo de alimentos, segundo se descobriu agora.

Para essa diferença, a redução de calorias deve variar entre 20% e 60% e ser relativa aos carboidratos e proteínas, de acordo com as pesquisas realizadas até ao momento.

O tempo da privação de nutrientes e do jejum também não deve ser muito longo, já que assim a célula começa a “comer” os componentes bons. A duração ideal é de 12 horas ou, no máximo, 24 horas.

Para resultar em pleno, o jejum terá de ser feito de forma periódica e em pessoas saudáveis. No caso da redução calórica, precisaria de ser permanente para produzir efeitos, tal como foi verificado nos testes já feitos em animais.

O resultado é um aumento de 30% da esperança média de vida.

Mas como é irreal e difícil uma redução calórica permanente, continua a busca para descobrir a indicação ideal de frequência do jejum para garantir esses benefícios.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …

Grécia elege primeira presidente mulher

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis. A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará …

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …