Ser religioso aumenta a expectativa de vida

JMJ Rio 2013 / Flickr

Ser religioso pode aumentar a expectativa média de vida. Segundo um estudo, que analisou os obituários de mais de 1.000 pessoas nos EUA, as pessoas religiosas  vivem, em média, quase 4 anos a mais que os ateus. 

As conclusões encontradas se mantiveram iguais mesmo depois de os pesquisadores levarem em conta aspectos como gênero e estado civil, dois critérios conhecidos por influenciarem o tempo médio de vida.

Na verdade, as mulheres vivem de 4,8 anos a mais que os homens, mas a influência da religião na expectativa média de vida também chegou perto destes valores, de acordo com os pesquisadores.

“A afiliação religiosa teve um efeito quase tão forte sobre a longevidade de vida como o sexo, que é uma questão de anos de vida” disse Laura Wallace, autora principal do estudo e doutoranda em Psicologia pela Universidade de Ohio, em comunicado

O novo estudo, publicado na semana passada na revista Social Psychological and Personality Science, vai de encontro com estudos realizados anteriormente que relacionam a religião com benefícios para a saúde.

Há pesquisas que afirmam: frequentar serviços religiosos está diretamente ligado a uma maior longevidade de vida. No entanto, esses estudos costumavam usar os próprios testemunhos das utilizadores desses serviços, não sendo certo qual seria a precisão das informações recolhidas.

Os pesquisadores notaram ainda que o estudo encontrou apenas uma associação, não tendo sido possível determinar se ser religioso aumenta o tempo de vida ou se as pessoas mais saudáveis tendem a ser mais religiosas.

Religião e tempo de vida

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram cerca de 1.100 obituários de 42  cidades importantes dos EUA, publicadas online entre 2010 e 2011. Considerava-se uma pessoa religiosa caso o obituário mencionasse atividades religiosas.

Os pesquisadores também tiveram em conta a idade da pessoa, o gênero e o estado civil, bem como o número de atividades sociais e voluntárias em que participavam. Uma análise mais profunda revelou que o voluntariado e a participação em organizações sociais explicavam parte, mas não toda a relação entre religião e longevidade de vida.

De acordo com os pesquisadores, o estilo de vida também pode ajudar a explicar a associação encontrada. Muitas religiões têm regras que restringem práticas de vida menos saudáveis como, por exemplo, o uso de álcool e drogas, que pode ter influência na longevidade de vida.

Além disso, “muitas religiões promovem práticas para redução do estresse que podem melhorar a saúde dos fiéis, como a gratidão, a oração ou meditação”, disse o coautor do estudo Baldwin Way, professor de Psicologia em Ohio.

As conclusões encontradas também sugerem que o nível geral de religiosidade em uma cidade, assim como a forma como os habitantes a valorizam de acordo com as normas sociais, também pode afetar a ligação entre religião e tempo de vida.

Nas cidades extremamente religiosas, onde é importante viver em conformidade com as normas sociais, as pessoas religiosas tendiam a viver mais que as pessoas não religiosas. Por outro lado, nas cidades altamente religiosas, onde não era tão valorizado viver segundo as normas sociais, as pessoas não religiosas tendiam a viver o mesmo que as pessoas religiosas, disse Wallace.

Os pesquisadores apelidaram o fenômeno de efeito “transbordante”.

Neste efeito, os benefícios positivos associados à prática de uma religião se estendem para a população não religiosa. Ou seja, ateus podem ser influenciados positivamente por estarem inseridos em um ambiente religioso sem que sejam religiosos, provavelmente devido à saúde mental e física da comunidade.

No entanto, a equipe de pesquisa salienta ainda que estes representam apenas resultados preliminares, que necessitam ser replicados em outros estudos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icônico chapéu do personagem Indiana Jones rendeu R$ 2,1 milhões em um leilão em que 600 objetos foram vendidos nesta quinta-feira (20) em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Hospitais norte-americanos se unem e criam farmacêutica para baixar preços de medicamentos

Mais de 120 hospitais americanos estão criando uma empresa farmacêutica sem fins lucrativos para diminuir os preços dos remédios. Em 2019, a empresa espera ter seus primeiros produtos no mercado. A nova farmacêutica, Civica Rx, criada …

Astrônomos descobrem “Vulcano”, o planeta de Spock

Astrônomos norte-americanos descobriram um exoplaneta com características muito semelhantes às de “Vulcano”, o planeta de origem de Spock, o inesquecível personagem da famosa série Star Trek. Localizado a 16 anos-luz da Terra, o novo planeta orbita …

Trump ameaça paralisar governo se não houver dinheiro para o muro

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (21) travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por não prever financiamento para construir o desejado muro na fronteira com …

Bolsonaro passa por cirurgia para drenagem de líquido no abdômen

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado em unidade semi-intensiva, passou por um procedimento para drenagem de líquido que estava ao lado do intestino, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em …

Temer, Moreira e Padilha devem depor em processo sobre suposta organização criminosa

O juiz Vallisney de Oliveira, juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, convocou o presidente Michel Temer como testemunha em um processo que investiga se uma suposta organização criminosa agiu na Petrobras. Além do …

TSE pretende tornar público o código fonte das urnas eletrônicas

Durante um evento de segurança que ocorreu em São Paulo na quarta-feira (19), Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que faz parte do planejamento do órgão tornar …

Brasileiras triplicam busca por congelamento de óvulos para adiar maternidade

Desde criança, a publicitária Camila Alvarenga de Paula Pinto, hoje com 37 anos, alimenta uma certeza na vida: quer ser mãe. Ela tem como referência a sua própria mãe, Denise, que teve três filhos e …

Brasileiros poderão receber remessas do exterior diretamente em reais

A partir de 1º de novembro, os brasileiros poderão receber, em reais, remessas enviadas do exterior por parentes e amigos, definiu o Banco Central (BC). Em circular publicada nesta quinta-feira (20), a autoridade monetária regulamentou as …

Detergentes podem contribuir para excesso de peso em crianças

Os produtos habitualmente utilizados na limpeza da casa podem promover alterações na microbiota intestinal (antes conhecida por flora intestinal) e provocar o excesso de peso em crianças. A conclusão é de um novo estudo realizado …