Lula é o favorito para 2018

blogplanalto / Flickr

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência da República, em 2018, em três cenários possíveis. 

No caso da intenção de voto estimulada, quando a pesquisa apresentou aos entrevistados os candidatos Lula, Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PSC) e Michel Temer (PMDB), o petista aparece com 24,8% da preferência, contra 15,7% de Aécio e 13,3% de Marina.

Em cenário sem Ciro Gomes e Michel Temer, mas ainda com Aécio, Marina e Bolsonaro, o ex-presidente atrai 27,6% dos interrogados pela pesquisa. Em segundo, vem Aécio Neves, com 18,9%.

Lula também lidera na intenção espontânea, quando o entrevistado não recebe a lista de candidatos. Neste cenário, ele tem 11,4%, com significativa diferença para o segundo colocado, Jair Bolsonaro, que é o favorito de 3,3%.

2º turno

O estudo também simulou eventuais disputas de segundo turno. Lula teria desvantagem contra Aécio e Marina. Entre Marina e Lula, ela teria 35,8% dos votos e Lula ficaria com 33,2%. Contra o tucano, o placar seria mais largo: 37,1% a 33,8%.

A pesquisa CNT/MDA foi feita de 13 a 16 de outubro, com 2.002 entrevistados, em 137 municípios de 25 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …