Caso Tifanny abre discussão sobre presença de mulheres transexuais no vôlei feminino

(dv) Bauru Vôlei

Tiffany

Não há consenso na medicina e na ciência se Tiffany Abreu, jogadora do Bauru Vôlei, que disputa a Superliga Feminina de Vôlei, possui algum tipo de vantagem por ser uma mulher transexual de transição tardia. Até os 29 anos, ela jogou profissionalmente como Rodrigo.

Na quarta-feira (24), a comissão médica da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) se reuniu para discutir a participação de atletas transgênero no esporte. O encontro aconteceu em Lausanne, na Suíça.

Tudo foi motivado pelo caso Tifanny, a primeira mulher trans a jogar vôlei profissionalmente no Brasil. Seu alto rendimento no esporte (ela tem a melhor média de pontos por saque da Superliga: 5,00, contra 4,91 de Tandara) fez com que integrantes de equipes rivais protestassem contra sua presença na categoria, afirmando que ela desfruta dos benefícios de ter vivido a puberdade como homem.

Segundo o Hypeness, de todos os estudos realizados no Brasil, porém, nenhum comprovou a suposta vantagem. Em outra via, também não comprovou que ela não exista. A falta de consenso entre os estudos brasileiros levou o caso para a comissão internacional.

Tiffany não é a única atleta transexual a competir profissionalmente no vôlei feminino. Na Itália, Alessia Ameri joga na segunda divisão nacional. Sua contratação também foi polêmica, mas o clube decretou que ela é mulher perante o Estado italiano e que sua contratação foi baseada em qualidade técnica.

O jornal La Repubblica diz, porém, que Alessia é “menos encorpada” que Tiffany, o que torna sua participação menos polêmica.

Em outro caso, este na Espanha, Omaira Perdomo teve autorização para participar de competições femininas sendo mulher trans. Ela, porém, tem 18 anos e já disputou competições juvenis na categoria.

Tifanny nasceu Rodrigo há 33 anos em Goiás, como era conhecido até os 29. Como jogador profissional, Rodrigo teve pouco destaque, limitando-se a equipes da segunda divisão. Porém, o técnico do Juiz de Fora disse ao jornal O Estado de Minas que Rodrigo foi essencial na subida do time para a série A da Superliga masculina.

Rodrigo fez os tratamentos hormonais entre 2012 e 2014, quando passou pela cirurgia de redesignação sexual. Em dezembro de 2017, o Bauru anunciou sua contratação. Tiffany estreou no mesmo mês e se tornou o principal destaque do vôlei feminino brasileiro, com média de 23,3 pontos por partida.

Berenice Bilharinho de Mendonça, referência nacional em distúrbios do desenvolvimento sexual, que atende no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, disse ao UOL que não enxerga razões para questionar a presença de Tiffany no esporte. “Se formos discriminar as mulheres trans por serem mais altas deveríamos também limitar a participação das mulheres cis mais altas”, opina ela.

A ex-jogadora Ana Paula Henkel, conhecida por suas posições políticas polêmicas, publicou uma carta aberta no Estadão com o título “Biologia não é de esquerda nem de direita”, criticando a presença de Tiffany.

“É justo simplesmente fingir que estas inegáveis diferenças biológicas não existem em nome de uma agenda político-ideológica que servirá para cercear um espaço tão duramente conquistado pelas mulheres ao longo de séculos?”, questionou.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Pessoas criativas têm 90% mais de probabilidade de ter esquizofrenia

Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge encontrou uma forte ligação entre formação em artes e o transtorno bipolar, depressão e esquizofrenia. Um estudo publicado no fim de abril no British Journal of Psychiatry aponta para uma forte ligação entre uma formação …

Psicólogo cria técnica para despertar a memória das testemunhas e vítimas de crimes

Um pesquisador da Universidade do Minho, no norte de Portugal, criou uma técnica para ajudar as testemunhas a recordarem com maior precisão o que aconteceu no local do crime. A eficácia da técnica já foi …

Familiares das vítimas do voo MH17 levam Rússia a tribunal

Nesta sexta-feira (25), cerca de 270 familiares de vítimas da queda do avião da Malaysia Airlines (MH17), anunciou que vai levar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo (França). Jerry Skinner, o advogado especialista …

Brasil precisa dobrar investimento por 25 anos para ter infraestrutura de transporte com "mínimo de qualidade"

O brasileiro paga caro por energia elétrica, por uma banda larga de baixa qualidade, tem acesso precário a saneamento e um sistema de transportes insuficiente para conectar um território de dimensões continentais. A deficiência de infraestrutura …

Trump muda de ideia e retoma o “romance” com Kim Jong-un

Donald Trump diz que, afinal, a cúpula com o líder da Coreia do Norte ainda pode acontecer. Depois de ter cancelado abruptamente o encontro com Kim Jong-un, que estava previsto para 12 de junho, o …

Abastecido por balsas, Amapá passa à margem da crise dos combustíveis

Com praticamente todo o abastecimento de combustíveis feito por balsas, o estado do Amapá é das poucas unidades da federação que, até o momento, não sentiu o impacto direto da paralisação nacional dos caminhoneiros. “Temos recebido …

Japão tem bolsas de estudo para brasileiros

Quer estudar no Japão? O país oriental está com seis tipos de bolsas de estudo abertas para brasileiros em universidades japonesas. A oferta é do governo nipônico através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência …

Votação histórica na Irlanda acaba com a proibição do aborto

A Irlanda está pronta para acabar com a proibição do aborto. Estudos de boca de urna dão vantagem de 68% para 32% aos que votaram pela despenalização.  Esta é uma votação histórica na católica Irlanda. O país …

Ministro da Fazenda: greve dos caminhoneiros pode ter impacto relevante no PIB

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta sexta-feira (25) que, a persistir o desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros, pode haver impacto "relevante" no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma …

Descoberto o método mais eficaz para abandonar o cigarro

O novo estudo tentou desafiar a teoria de que os cigarros eletrônicos são a melhor solução para quem pretende parar de fumar. Segundo o Washington Post, apesar de os cigarros eletrônicos serem fervorosamente defendidos, a verdade …