Caso Tifanny abre discussão sobre presença de mulheres transexuais no vôlei feminino

(dv) Bauru Vôlei

Tiffany

Não há consenso na medicina e na ciência se Tiffany Abreu, jogadora do Bauru Vôlei, que disputa a Superliga Feminina de Vôlei, possui algum tipo de vantagem por ser uma mulher transexual de transição tardia. Até os 29 anos, ela jogou profissionalmente como Rodrigo.

Na quarta-feira (24), a comissão médica da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) se reuniu para discutir a participação de atletas transgênero no esporte. O encontro aconteceu em Lausanne, na Suíça.

Tudo foi motivado pelo caso Tifanny, a primeira mulher trans a jogar vôlei profissionalmente no Brasil. Seu alto rendimento no esporte (ela tem a melhor média de pontos por saque da Superliga: 5,00, contra 4,91 de Tandara) fez com que integrantes de equipes rivais protestassem contra sua presença na categoria, afirmando que ela desfruta dos benefícios de ter vivido a puberdade como homem.

Segundo o Hypeness, de todos os estudos realizados no Brasil, porém, nenhum comprovou a suposta vantagem. Em outra via, também não comprovou que ela não exista. A falta de consenso entre os estudos brasileiros levou o caso para a comissão internacional.

Tiffany não é a única atleta transexual a competir profissionalmente no vôlei feminino. Na Itália, Alessia Ameri joga na segunda divisão nacional. Sua contratação também foi polêmica, mas o clube decretou que ela é mulher perante o Estado italiano e que sua contratação foi baseada em qualidade técnica.

O jornal La Repubblica diz, porém, que Alessia é “menos encorpada” que Tiffany, o que torna sua participação menos polêmica.

Em outro caso, este na Espanha, Omaira Perdomo teve autorização para participar de competições femininas sendo mulher trans. Ela, porém, tem 18 anos e já disputou competições juvenis na categoria.

Tifanny nasceu Rodrigo há 33 anos em Goiás, como era conhecido até os 29. Como jogador profissional, Rodrigo teve pouco destaque, limitando-se a equipes da segunda divisão. Porém, o técnico do Juiz de Fora disse ao jornal O Estado de Minas que Rodrigo foi essencial na subida do time para a série A da Superliga masculina.

Rodrigo fez os tratamentos hormonais entre 2012 e 2014, quando passou pela cirurgia de redesignação sexual. Em dezembro de 2017, o Bauru anunciou sua contratação. Tiffany estreou no mesmo mês e se tornou o principal destaque do vôlei feminino brasileiro, com média de 23,3 pontos por partida.

Berenice Bilharinho de Mendonça, referência nacional em distúrbios do desenvolvimento sexual, que atende no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, disse ao UOL que não enxerga razões para questionar a presença de Tiffany no esporte. “Se formos discriminar as mulheres trans por serem mais altas deveríamos também limitar a participação das mulheres cis mais altas”, opina ela.

A ex-jogadora Ana Paula Henkel, conhecida por suas posições políticas polêmicas, publicou uma carta aberta no Estadão com o título “Biologia não é de esquerda nem de direita”, criticando a presença de Tiffany.

“É justo simplesmente fingir que estas inegáveis diferenças biológicas não existem em nome de uma agenda político-ideológica que servirá para cercear um espaço tão duramente conquistado pelas mulheres ao longo de séculos?”, questionou.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …