Caso Tifanny abre discussão sobre presença de mulheres transexuais no vôlei feminino

(dv) Bauru Vôlei

Tiffany

Não há consenso na medicina e na ciência se Tiffany Abreu, jogadora do Bauru Vôlei, que disputa a Superliga Feminina de Vôlei, possui algum tipo de vantagem por ser uma mulher transexual de transição tardia. Até os 29 anos, ela jogou profissionalmente como Rodrigo.

Na quarta-feira (24), a comissão médica da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) se reuniu para discutir a participação de atletas transgênero no esporte. O encontro aconteceu em Lausanne, na Suíça.

Tudo foi motivado pelo caso Tifanny, a primeira mulher trans a jogar vôlei profissionalmente no Brasil. Seu alto rendimento no esporte (ela tem a melhor média de pontos por saque da Superliga: 5,00, contra 4,91 de Tandara) fez com que integrantes de equipes rivais protestassem contra sua presença na categoria, afirmando que ela desfruta dos benefícios de ter vivido a puberdade como homem.

Segundo o Hypeness, de todos os estudos realizados no Brasil, porém, nenhum comprovou a suposta vantagem. Em outra via, também não comprovou que ela não exista. A falta de consenso entre os estudos brasileiros levou o caso para a comissão internacional.

Tiffany não é a única atleta transexual a competir profissionalmente no vôlei feminino. Na Itália, Alessia Ameri joga na segunda divisão nacional. Sua contratação também foi polêmica, mas o clube decretou que ela é mulher perante o Estado italiano e que sua contratação foi baseada em qualidade técnica.

O jornal La Repubblica diz, porém, que Alessia é “menos encorpada” que Tiffany, o que torna sua participação menos polêmica.

Em outro caso, este na Espanha, Omaira Perdomo teve autorização para participar de competições femininas sendo mulher trans. Ela, porém, tem 18 anos e já disputou competições juvenis na categoria.

Tifanny nasceu Rodrigo há 33 anos em Goiás, como era conhecido até os 29. Como jogador profissional, Rodrigo teve pouco destaque, limitando-se a equipes da segunda divisão. Porém, o técnico do Juiz de Fora disse ao jornal O Estado de Minas que Rodrigo foi essencial na subida do time para a série A da Superliga masculina.

Rodrigo fez os tratamentos hormonais entre 2012 e 2014, quando passou pela cirurgia de redesignação sexual. Em dezembro de 2017, o Bauru anunciou sua contratação. Tiffany estreou no mesmo mês e se tornou o principal destaque do vôlei feminino brasileiro, com média de 23,3 pontos por partida.

Berenice Bilharinho de Mendonça, referência nacional em distúrbios do desenvolvimento sexual, que atende no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, disse ao UOL que não enxerga razões para questionar a presença de Tiffany no esporte. “Se formos discriminar as mulheres trans por serem mais altas deveríamos também limitar a participação das mulheres cis mais altas”, opina ela.

A ex-jogadora Ana Paula Henkel, conhecida por suas posições políticas polêmicas, publicou uma carta aberta no Estadão com o título “Biologia não é de esquerda nem de direita”, criticando a presença de Tiffany.

“É justo simplesmente fingir que estas inegáveis diferenças biológicas não existem em nome de uma agenda político-ideológica que servirá para cercear um espaço tão duramente conquistado pelas mulheres ao longo de séculos?”, questionou.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Matemática desvenda (finalmente) quem escreveu "In My Life", dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música “In My Life”, um dos sucessos dos Beatles, a matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Já pode ser muito tarde para salvar o Taj Mahal

O Taj Mahal, monumento que é cartão postal da índia, tem ficado amarelado devido à poluição. O Supremo Tribunal indiano já ameaçou o governo: “ou restauram ou demolem”. Há um ditado que diz que o Taj …

Amazônia: pesca ilegal e desmatamento estão associados a paraísos fiscais

Nesta segunda-feira (13), cientistas pediram uma maior transparência no uso de paraísos fiscais por empresas envolvidas em atividades que prejudicaram os oceanos e a floresta tropical da Amazônia. Em um estudo publicado na Nature Ecology and …

Participação de transexuais nas eleições dos EUA é a maior da história

A participação de pessoas transgênero nas eleições de meio-termo nos Estados Unidos – que serão realizadas em novembro - já é a maior da história norte-americana. Pelo menos 43 candidatos se apresentaram na fase das …

Estudo mostra que Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti

Estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco revela que o vírus Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti. De acordo com pesquisadores, imigrantes ilegais e militares brasileiros que participaram da missão de paz …

Jacarta, a capital da Indonésia, pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. “A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é brincadeira”, adverte Heri Andreas, cientista do …

Cabral admite ter recebido R$ 5 milhões de caixa 2 do Rei Arthur (mas "nunca aceitou propina")

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral sustentou, em depoimento à Justiça Federal, que todo o dinheiro que recebeu era recurso de caixa 2 e que nunca aceitou propina. Ele foi interrogado nesta segunda-feira (13) pelo juiz Marcelo Bretas, …

Tragédia em Gênova: ponte desaba e deixa dezenas de mortos

A ponte Morandi, localizada sobre a autoestrada A10, em Gênova, no norte da Itália, colapsou nesta terça-feira (14). As autoridades admitem que o colapso da estrutura fez dezenas mortos e vários feridos. Inicialmente as autoridades não …

Moro aceita denúncia contra Guido Mantega na Lava Jato

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta segunda-feira (13) denúncia apresentada pela força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Com a decisão, Mantega se torna réu em uma …

Google registra a localização dos utilizadores mesmo sem autorização explícita

O Google está tão determinado em saber a localização dos utilizadores que faz o seu registro mesmo que eles manifestem de forma explícita sua oposição à prática, noticiou nesta terça-feira (14) a agência AP. Uma investigação …