Jornal britânico diz que Brasil vive uma “epidemia de linchamentos”

Um estudo realizado pelo jornal britânico ”The Guardian” revela que o Brasil vive uma ”epidemia” de linchamentos, e que pelo menos 173 forma mortas por multidões fora do controle somente neste ano.

Segundo o levantamento do jornal britânico The Guardian, feito a partir de registros oficiais e jornalísticos de mortes violentas desde o início do ano no Brasil, o país teve em média um linchamento a cada dois dias. Fortaleza foi a cidade que registrou mais casos, com 14 linchamentos.

A primeira morte deste tipo, diz o jornal, aconteceu logo em 1º de janeiro, marcando um ”ano de epidemia de linchamento que varreu o Brasil em um momento de intensa agitação política e econômica”, explica.

O jornal associa a onda de crimes deste tipo no país com a alta de violência e intolerância de forma geral. “O 10º relatório anual do Fórum de Segurança Pública revelou que 57% dos brasileiros concordam com a frase popular bandido bom é bandido morto, diz.

Segundo o estudo do The Guardian, investigações mostram que suspeitos de roubo são mais da metade das vítimas de mortes por linchamento em 2016 (entre os que têm causa conhecida).

”A maioria das vítimas desses ataques tinha sido acusadas de pequenos crimes, como roubar bicicletas, celulares e, em um caso, um par de sandálias”, diz.

A publicação explica que pesquisadores começaram a perceber um aumento dos casos de linchamentos no Brasil em 2013, juntamente com a onda de protestos e agitação política e social registrados no país.

”Em meio a uma crise social, ataques de justiceiros se tornaram mais mortais”, explica.

Além disso, segundo o The Guardian este tipo de crime nem sempre é registrado corretamente, e não há levantamentos oficiais sobre linchamentos e ação de justiceiros.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …