Jornalista chinesa é censurada por “quebrar coreografia” – com um revirar de olhos

O nome da jornalista foi amplamente censurado nas principais redes sociais chinesas depois de ter revirado os olhos com a pergunta de uma colega em uma coletiva de imprensa.

Segundo o The Independent, Liang Xiangyi, do jornal financeiro local Yicai, foi a protagonista do episódio viral. A repórter não conseguiu conter um indiscreto revirar de olhos quando ouviu a pergunta de uma colega no Congresso Nacional do Povo chinês.

A questão foi colocada pela jornalista Zhang Huijun, da American Multimedia Television, que tem ligações com a televisão estatal CCTV, sobre a proteção das empresas estatais e do projeto proposto pelo presidente Xi Jinping, conhecido por Belt and Road.

O momento captado pelas câmaras da CCTV se espalhou rapidamente pelas redes sociais chinesas, sendo já considerado o “meme do momento”. No entanto, o episódio é muito mais sério do que se pensa.

As coletivas de imprensa chinesas são conhecidas pelo ambiente estritamente controlado e rígido, onde os meios de comunicação com ligações ao governo são chamados para fazer “perguntas propaganda”, que geralmente são combinadas previamente.

O épico revirar de olhos da jornalista quebrou assim a chamada “coreografia” destes eventos e o nome da profissional foi o termo mais censurado na rede social Weibo.

De acordo com o China Digital Times, citado pelo jornal britânico, as autoridades emitiram rapidamente um guia com “instruções de censura” para a mídia. Já o South China Morning Post reporta que a jornalista perdeu a abertura para cobrir eventos do Congresso chinês.

O incidente acontece dias depois de o Partido Comunista da China (PCC) ter anunciado uma emenda constitucional que estabelece presidência indefinida para Xi Jinping, aprovada pela Assembleia Nacional Popular.

O chefe de Estado ocupa o cargo desde março de 2013. A Constituição previa um limite de dois mandatos, fazendo com que o governante não pudesse ficar além de 2023. Agora, ele pode ser presidente pelo resto da vida.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …