Jornalista chinesa é censurada por “quebrar coreografia” – com um revirar de olhos

O nome da jornalista foi amplamente censurado nas principais redes sociais chinesas depois de ter revirado os olhos com a pergunta de uma colega em uma coletiva de imprensa.

Segundo o The Independent, Liang Xiangyi, do jornal financeiro local Yicai, foi a protagonista do episódio viral. A repórter não conseguiu conter um indiscreto revirar de olhos quando ouviu a pergunta de uma colega no Congresso Nacional do Povo chinês.

A questão foi colocada pela jornalista Zhang Huijun, da American Multimedia Television, que tem ligações com a televisão estatal CCTV, sobre a proteção das empresas estatais e do projeto proposto pelo presidente Xi Jinping, conhecido por Belt and Road.

O momento captado pelas câmaras da CCTV se espalhou rapidamente pelas redes sociais chinesas, sendo já considerado o “meme do momento”. No entanto, o episódio é muito mais sério do que se pensa.

As coletivas de imprensa chinesas são conhecidas pelo ambiente estritamente controlado e rígido, onde os meios de comunicação com ligações ao governo são chamados para fazer “perguntas propaganda”, que geralmente são combinadas previamente.

O épico revirar de olhos da jornalista quebrou assim a chamada “coreografia” destes eventos e o nome da profissional foi o termo mais censurado na rede social Weibo.

De acordo com o China Digital Times, citado pelo jornal britânico, as autoridades emitiram rapidamente um guia com “instruções de censura” para a mídia. Já o South China Morning Post reporta que a jornalista perdeu a abertura para cobrir eventos do Congresso chinês.

O incidente acontece dias depois de o Partido Comunista da China (PCC) ter anunciado uma emenda constitucional que estabelece presidência indefinida para Xi Jinping, aprovada pela Assembleia Nacional Popular.

O chefe de Estado ocupa o cargo desde março de 2013. A Constituição previa um limite de dois mandatos, fazendo com que o governante não pudesse ficar além de 2023. Agora, ele pode ser presidente pelo resto da vida.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …

OMS alerta para situação "muito preocupante" da Covid-19 no Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira que a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil é "muito, muito preocupante". A declaração foi dada durante uma entrevista …

NASA detecta 150 objetos voadores não identificados orbitando a Terra

Para além de qualquer especulação vaga ou teoria da conspiração, os famosos Objetos Voadores Não-Identificados – mais conhecidos como OVNIs – são uma realidade, cada vez mais documentada e tornada publica por agências espaciais como …

Reino Unido aprova vacina da Pfizer para uso já na semana que vem

O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02/11) a aprovação da vacina para covid-19 produzida em parceria pela Pfizer e pela Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana. O governo comunicou …