Startup chinesa projeta bicicletas que absorvem poluição

As “supercidades” chinesas são conhecidas pelos elevados níveis de poluição ambiental que produzem. No entanto, a China tem feito esforços para reduzir os seus níveis de poluição nos últimos anos – e as bicicletas que absorvem poluição podem ser o próximo passo no pais asiático.

O designer holandês Daan Roosegaarde desenvolveu no passado a Smog Free Tower, um edifício que absorve ar para posteriormente o purificar. Agora, Daan e sua equipe assinaram uma parceria com a empresa de compartilhamento de bicicletas Ofo para produzirem os primeiros modelos de bicicletas que desempenhem o mesmo papel da torre.

A empresa tem cerca de 3 milhões de utilizadores diários na China.

O projeto foi apresentado no World Economic Forum e passa por instalar um mecanismo que absorve ar, tendo um filtro no interior que reduz a quantidade de carbono, para chegar ao ciclista limpo. Roosegaard afirma que sua equipe tem muita experiência nesta área com as torres e que vão “utilizá-la para implementar o sistema nas bicicletas”.

O primeiro passo para as duas companhias será a criação de um protótipo. O designer acrescenta “vamos testá-lo, cometer um erro, aprender com ele e melhorar”.

A principal vantagem das bicicletas em relação à torre é que apresentam mobilidade e, apesar de terem uma porcentagem de ar recolhido muito menor, podem vir a ser tão ou mais úteis que os edifícios já existentes.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Médicos estão prontos para implantar o primeiro olho biônico do mundo

Um time de cientistas da Monash University (Austrália) criou um “olho biônico” que, de acordo com eles, tem o potencial de devolver a visão a cegos através de um implante no cérebro. Os pesquisadores estão a …

Um planeta do tamanho de Júpiter conseguiu sobreviver perto de uma anã branca

Normalmente, para que uma anã branca seja formada, uma estrela passa pelo fim de sua evolução através de um processo que destrói qualquer coisa que estiver por perto. Entretanto, os astrônomos se depararam com um …

Internado há uma semana com Covid-19, cacique Raoni deve deixar o hospital

Internado há uma semana, o cacique Raoni Metuktire deverá deixar o hospital onde estava internado nas próximas horas, ainda nesta sexta-feira (4). Ele se recuperou de uma inflamação cardíaca, efeito colateral da Covid-19, e …

Barbados pretende destituir Elizabeth 2ª como chefe de Estado

Barbados pretende destituir a rainha Elizabeth 2ª do cargo de chefe de Estado e se tornar uma República, anunciou na terça-feira (15/09) o governo da pequena nação caribenha, reavivando um plano discutido várias vezes no …

Fator inesperado pode estar na base da existência de antiga civilização

Especialistas consideram que o fluxo de frações de poeira grossa favoreceu a fertilidade dos solos, e, dessa forma, a sobrevivência dos primeiros humanos. Um novo estudo defende que a existência de uma antiga civilização humana poderia …

Alemanha vai receber 1.550 refugiados que tiveram pedidos de asilo aceitos na Grécia

A Alemanha vai receber cerca de 1.550 migrantes que estão espalhados em várias ilhas gregas. A chanceler Angela Merkel costurou um acordo com seu ministro do Interior, Horst Seehofer, que era reticente à proposta, …

Em estudo, pesquisadores mostram por que é tão difícil encontrar vida em Marte

Julho de 2020 foi um mês agitado: três missões foram lançadas com destino ao Planeta Vermelho e, entre elas, está a missão Mars 2020, da NASA, levando consigo o rover Perseverance e helicóptero Ingenuity rumo …

O privilégio branco da professora universitária ‘negra’ que enganou todo mundo

Acadêmica voltada para estudos sobre diásporas africanas, a norte-americana Jessica Krug sustentou a carreira sob a alegação de ser negra. Contudo, a professora assistente da George Washington University resolveu se autodeclarar branca e desmentir suas …

Yoshihide Suga é eleito primeiro-ministro do Japão

O Parlamento do Japão elegeu nesta quarta-feira (16/09) Yoshihide Suga para o cargo de primeiro-ministro, em substituição a Shinzo Abe, que renunciou por questões de saúde após quase oito anos como líder do governo. Suga, de …

Luas de Urano possuem semelhança surpreendente com Plutão

Urano possui 27 satélites naturais. Miranda, Ariel, Umbriel, Titania e Oberon são as cinco maiores. O planeta de eixo inclinado foi descoberto mais de 230 anos atrás pelo astrônomo William Herschel. Usando o Observatório Espacial Herschel, …