Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

Tannen Maury / EPA

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem.

Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo de nove anos a um mercado. No caminho, ela viu a abordagem policial que imobilizava George e não hesitou em pegar o celular para gravar.

O prêmio para Darnella será concedido pela Pen America, uma instituição em defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão.

A gravação feita pela jovem foi fundamental para que os policiais envolvidos na ação fossem acusados pela morte de Floyd. Depois que o vídeo viralizou e inflamou protestos do movimento Black Lives Matter nos Estados Unidos e em todo o mundo, os agentes envolvidos foram expulsos da corporação e respondem criminalmente pelo assassinato.

“Com nada mais do que um telefone celular e pura coragem, Darnella mudou o curso da história neste país, desencadeando um movimento ousado que exige o fim do racismo e da violência sistêmica contra negros pelas mãos da polícia”, afirmou a CEO da PEN America, Suzanne Nossel, em nota oficial.

George Floyd morreu após ser abordado por policiais que o acusavam de ter usado uma nota de US$ 20 falsa no mercado. O então policial Derek Chauvin o matou sufocado ao permanecer com o joelho sobre o pescoço de Floyd por oito minutos enquanto o homem negro estava imobilizado no chão.

O vídeo de Darnella foi publicado por ela dois dias depois, em 27 de maio de 2020. “Se não fosse por mim, quatro policiais ainda teriam seus empregos, causando outros problemas. Meu vídeo foi divulgado em todo o mundo para que todos vissem e soubessem”, escreveu a jovem à época.

“Com notável firmeza, Darnella realizou o expressivo ato de dar testemunho e permitir que centenas de milhões de pessoas em todo o mundo vissem o que ela viu. Sem a presença de espírito de Darnella e prontidão para arriscar sua própria segurança e bem-estar, talvez nunca teríamos conhecido a verdade sobre o assassinato de George Floyd. Estamos orgulhosos de reconhecer sua coragem excepcional com este prêmio”, completa a presidente da organização.

Darnella Frazier vai receber o prêmio na edição anual do Pen America Gala, que, este ano, será feito de forma virtual em decorrência da pandemia do coronavírus no dia 8 de dezembro. Em anos anteriores, a Pen America já condecorou a ativista negra Anita Hill, a Marcha das Mulheres e os funcionários sobreviventes do ataque ao jornal francês Charlie Hebdo, em Paris, em 2015.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …