Jovens criam robô que encontra falcatruas de políticos corruptos e os denuncia

Uma equipe de oito jovens espalhados pelo mundo decidiu criar um robô que identifica o mau uso da verba pública por deputados federais.

Que o brasileiro está cansado de ver o dinheiro que emprega em impostos e mais impostos ser gasto com coisas supérfluas não é novidade. O descontentamento com o atual cenário político e com a crise que assola o Brasil já não é algo totalmente novo.

Foi pensando nisso que uma equipe de oito jovens espalhados pelo mundo decidiu criar um robô que identifica o mau uso da verba pública por deputados federais.

Chamada de Rosie, em homenagem à robô dos Jetsons, a nova detetive vem em forma de software para descobrir quando o dinheiro dos impostos foi empregado de forma suspeita por aqueles do colarinho branco.

A iniciativa tomou forma a partir de financiamento coletivo e, logo após o desenvolvimento do aplicativo, a equipe realizou 629 denúncias com mais de 200 deputados. Foram analisados 2 milhões de notas fiscais apresentadas pelos parlamentares desde 2011, em uma manobra que foi batizada de “Operação Serenata de Amor”.

Mas não pense que Rosie faz tudo sozinha. Ela fica com a parte de descobrir e obter os documentos, que logo depois passam pelo crivo de um humano. E antes de sair por aí denunciando todo mundo, o grupo envia requisições aos órgãos antes de tornar os casos públicos.

Todo o processo foi dividido por fases, sendo que a primeira delas é identificar os gastos suspeitos com refeições. No entanto, Rosie é capaz de identificar desvios em quaisquer outras áreas que envolvam recibos ou notas fiscais.

Os jovens passaram um pente fino nos documentos encontrados por Rosie no final do ano passado e descobriram várias falcatruas. Eles então decidiram enviar 40 denúncias à Câmara dos Deputados, sendo que nove foram reconhecidas como mau uso de verba pública.

O número parece baixo, mas Rosie (e os desenvolvedores, claro) merece todo o mérito, pois está no caminho certo.

Agora, a equipe de desenvolvedores procura aperfeiçoar o software para que ele seja capaz de coibir novas situações semelhantes, informando aos parlamentares que seus reembolsos estão sendo monitorados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …