O julgamento da viúva do atirador de Orlando sofreu uma reviravolta

O julgamento de Noor Salman, a viúva do autor do massacre na boate Pulse de Orlando, sofreu uma reviravolta nesta segunda-feira (26) com a informação de que não só o pai de Omar Mateen, Seddique Mateen, foi informante do FBI, mas que a polícia federal norte-americana chegou a pensar que o filho poderia ter a mesma função.

A informação foi revelada pelo agente especial do FBI, Juvenal Martín, que testemunhou no julgamento de Noor Salman, acusada de acobertamento, obstrução à Justiça e ajuda a uma organização terrorista, entre outros crimes que poderiam acarretar uma condenação à prisão perpétua.

Omar Mateen, um americano de 29 anos e origem afegã, matou a tiros 49 pessoas que estavam em uma festa latina na boate gay Pulse em 12 de junho de 2016 e, antes de morrer por disparos da polícia, jurou lealdade ao Estado Islâmico (EI).

A defesa de Salman, de 31 anos e origem palestina, pediu ao tribunal que despreze as acusações contra ela ou declare nulo o julgamento, por se ter sabido agora por meio da promotoria que o pai de Omar Mateen foi informante do FBI.

No entanto, o juiz Paul Byron, da Corte Federal do Distrito Médio da Flórida, desprezou hoje esse pedido dos advogados defensores, que tinham alegado que o fato de que a promotoria não lhes tivesse informado desse fato desde o momento em que se abriu o caso contra a viúva de Mateen prejudicou sua defesa.

O testemunho do agente especial do FBI na audiência de hoje insistiu ainda mais no assunto.

Segundo Juvenal Martín, o FBI estava considerando utilizar Mateen como um informante e por esse motivo não o indiciaram em 2013, quando ele mesmo lhe interrogou três vezes como parte de uma investigação aberta pelo fato de ter assegurado ter relações com grupos terroristas.

Martín, que, segundo foi informado hoje na corte, era o responsável de conduzir Seddique Mateen, informante do FBI desde 2005, disse que receberam uma denúncia de que o filho deste tinha alardeado em seu trabalho como guarda de segurança que tinha vínculos e laços familiares com organizações como Al Qaeda e Hezbollah, assim como com a Irmandade Muçulmana.

Segundo seu testemunho, o agente pediu ao chefe de Mateen na empresa de segurança permissão para levar um gravador escondido com a intenção de poder registrar suas palavras. No entanto, nunca conseguiram gravar conversas nas quais fizesse ameaças ou falasse do tema.

Martin disse também na corte em Orlando que Seddique Mateen esteve presente durante os interrogatórios que aconteceram no apartamento que Salman e Omar, que tiveram um filho em 2013, compartilhavam em St. Lucie (Flórida).

No entanto, assegurou que não lembrava se Mateen admitiu ter feito as mencionadas declarações antes ou depois que seu pai se juntasse aos presentes durante o interrogatório, entre eles, Noor Salman, que em uma ocasião até lhes serviu um pedaço de bolo feito na hora.

“Mateen disse que fez esses comentários porque sentia-se perseguido no trabalho“, afirmou o agente durante seu testemunho.

Além disso, declarou que tinha recebido uma ligação telefônica de Seddique na qual seu informante lhe disse: “Se meu filho fez essas coisas é porque é um estúpido”.

Nos arredores do tribunal, situado a poucas quadras do lugar onde ocorreu a tragédia, os familiares de Noor Salman disseram sentir que a acusada está sendo utilizada como bode expiatório pelo FBI e o governo para encobrir seus próprios erros ao deixar Mateen livre em 2013.

“Noor é uma pessoa pacífica que adora crianças”, disse Mustafah Abasin, cunhado de Salman.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …