Justiça francesa emite mandado de prisão contra princesa saudita

Erin A. Kirk-Cuomo

Salman bin Abdul-Aziz al-Saud, rei da Arábia Saudita

A justiça francesa emitiu, nesta quinta-feira (15), um mandado de prisão internacional contra a princesa saudita Hassa ben Salmán, filha do rei Salman bin Abdulaziz Al Saud.

Fontes ligadas ao caso afirmaram à AFP que a princesa saudita, Hassa ben Salmán, é alvo de um mandado de prisão na França por, supostamente, ter ordenado ao seu guarda-costas que espancasse um trabalhador no seu apartamento, em Paris.

O mandado de prisão contra a princesa, filha do rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, foi emitido em dezembro de 2017 e o crime teria ocorrido em setembro de 2016. Um mês depois, o guarda-costas foi indiciado por violência armada, sequestro, roubo e ameaças de morte.

O trabalhador diz que foi contratado para realizar algumas remodelações no apartamento da princesa saudita e que ela ficou irritada depois de ter tirado uma foto no local.

De acordo com a revista Le Point, Hassa teria gritado ao guarda-costas: “Mate esse cachorro, ele não merece viver”. A princesa acreditava que o funcionário tinha tirado as fotografias para depois vendê-las à imprensa.

O funcionário, que ficou sem seus equipamentos, alega ter sido cortado no rosto e diz que teve as mãos amarradas, enquanto foi obrigado a beijar os pés da princesa. Segundo a AFP, ele ficou afastado do trabalho durante oito dias por causa das lesões.

O incidente poderá comprometer os esforços do presidente Emmanuel Macron para construir relações bilaterais com o príncipe Mohammed bin Salman, um dos líderes mais poderosos do Oriente Médio e que fará uma visita à capital francesa nas próximas semanas.

Em maio de 2017, oito princesas dos Emirados Árabes Unidos também foram acusadas de trazer, pelo menos, 20 empregadas para a Bélgica sem visto de trabalho e colocá-las em condições desumanas – com pouca comida e sem camas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientista da NASA revela possível localização de vida extraterreste em Marte

Alfonso Davila, cientista da NASA, acredita que haja vida em Marte e afirma que a NASA elaborou um plano para realizar uma investigação do subsolo do planeta. O cientista também revela que há diversos desafios na …

Em contexto de tensão na Síria, diplomacia boicota jogo entre França e Turquia

A polícia reforçou suas equipes nos arredores do estádio. Já os responsáveis pela segurança dentro do Stade France passarão dos 1.200 habituais para 1.400 homens. Há temores de que torcedores turcos e militantes pró-curdos se enfrentem …

Enterros verdes: Paris inova e inaugura seu primeiro cemitério sustentável

O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros sustentáveis. A nova ala deverá ajudar a diminuir o impacto gerado pelos enterros tradicionais. A contaminação do solo e …

Microsoft quer levar internet a mais de 40 milhões de pessoas em 2022

A inicativa Airband, desenvolvida pela Microsoft, está sendo expandida com a meta de conectar mais de 40 milhões de pessoas à internet até julho de 2022. Lançado em 2017, o programa visa o aprimoramento da internet …

Abandonados, curdos encontram em inimigo dos EUA um aliado

Regime sírio, um aliado russo, desloca tropas para a fronteira em apoio a milícias curdas, que estão sendo atacadas pela Turquia desde que perderam apoio de Trump. Nova aliança representa reviravolta no conflito. As Forças Armadas …

Experimento quântico indica que viagem no tempo é possível

Utilizando um computador quântico cientistas conseguiram fazer com que a máquina voltasse em uma fração de segundo ao passado mostrando que a viagem no tempo é possível. Viajar ao passado é um dos maiores sonhos da …

Dobram os focos de queimadas em terras indígenas da Amazônia

Números são os maiores desde 2011. Parque do Xingu registrou o total mais alto de sua história. Segundo Ipam, aumento se deve à ação de invasores em combinação com período de secas intensas. Dados do Instituto …

Obesidade cresce de forma acelerada no Brasil e se aproxima da taxa dos países ricos, indica OCDE

A quantidade de pessoas obesas no Brasil cresceu de forma mais acelerada que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Agora, o Brasil se aproxima da taxa do problema …

É detectado quando asteroide recém-descoberto poderia impactar Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) acrescentou um novo asteroide à sua lista de perigos porque esse corpo celeste pode colidir com a Terra dentro de 65 anos. O asteroide se chama 2019 SU3, tem um diâmetro …

Queniano completa maratona em menos de duas horas

O queniano Eliud Kipchoge fez história no atletismo neste sábado (12/10) ao se tornar a primeira pessoa a correr uma maratona em menos de duas horas. O atleta de 34 anos terminou a prova clássica …