Pyongyang voltará a adiantar o relógio meia hora para coincidir com Seul

Korea Summit Press Pool

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante o Encontro de Panmunjom

A Coreia do Norte decidiu na cúpula com a Coreia do Sul de sexta-feira passada voltar a unificar seu fuso horário com o país, depois de ter atrasado os relógios 30 minutos em 2015, informou hoje o Governo sul-coreano.

Durante a cúpula de sexta-feira passada, o líder norte-coreano Kim Jong-un, comunicou ao presidente do Sul, Moon Jae-in, sua decisão de que as duas Coreias voltassem a ter o mesmo horário depois que Pyongyang o mudou três anos atrás.

“Havia dois relógios na sala de espera de Peace House, onde aconteceu a cúpula. Um tinha a hora de Seul e o outro a de Pyongyang, isso me entristeceu”, disse Kim a Moon, segundo o relato da conversa divulgada hoje pelo Governo sul-coreano.

A Coreia do Norte decidiu atrasar a hora em 30 minutos em agosto de 2015 para retornar a seu fuso tradicional de mais de um século, por causa do 70º aniversário da independência do domínio colonial japonês.

O regime fixou como hora padrão ddo país a dos 127 graus 30 minutos longitude leste – 30 minutos mais tarde que a que tinha até então -, e a denominou hora de Pyongyang. Então a hora norte-coreana passou a ser GMT+8,5 em vez da atual GMT+9.

GMT+8,5 era o fuso horário de toda a Coreia até que em 1912 foi adiantado meia hora pelo Império Japonês, que dominou a península entre 1910 e 1945, para que coincidisse com a de Tóquio.

Depois da libertação em 1945, a Coreia do Norte continuou com o fuso horário japonês, enquanto a Coreia do Sul retornou ao tradicional em 1954 antes de voltar à faixa atual de GMT+9 em 1961.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …