Brasileira fica entre melhores do mundo em concurso de balé na Suíça

A bailarina brasileira Carolyne Freitas Galvão, de 17 anos, foi classificada entre as oito melhores do mundo na final da competição Prix de Lausanne 2018, na Suíça.

Com a classificação, a adolescente de Goiânia ganhou uma das oito bolsas para estudar durante um ano em alguma das 72 escolas e companhias parceiras ao redor do mundo. “Este concurso é muito importante, ele abre as portas do mundo inteiro. Estou em dúvida entre o English National Ballet e o Boston Ballet”, disse a dançarina à RFI.

Carolyne Freitas Galvão estuda no Instituto Tecnológico de Goiás Basileu França.

Durante sua participação, entre os dias 28 de janeiro a 4 de fevereiro, Carolyne Galvão foi avaliada pelo público de vários países por meio da internet. A partir dessa votação, ela também ganhou o Prêmio da Audiência Pública por ser a mais bem votada.

Neste ano, a organização do Prix recebeu cerca de 380 participantes, de 38 países. Desse total, 78 candidatos foram selecionados para a etapa final realizada na Suíça. “Isso é muito importante para mim, saber que as pessoas gostaram de mim”, disse a jovem bailarina.

Carolyne foi a Lausanne pela segunda vez. A primeira foi há dois anos, quando tinha apenas 15 anos. Desta vez ela dançou trechos de “Grand Pas Classique”, de Victor Gsovsky, do balé tradicional, e “Chroma”, coreografia contemporânea de Wayne McGregor.

Carol Galvão faz parte do corpo do Balé do Teatro-Escola Basileu França desde 2012. Em julho, a bailarina brasileira e a coordenadora do Curso de Dança do Basileu, Simone Malta, estarão em outro concurso internacional, desta vez na Bulgária.

Prix de Lausanne

Criado em 1973, o Prix de Lausanne é um concurso internacional anual para jovens com idades entre 14 e 19 anos. O objetivo é descobrir, promover e ajudar os melhores talentos nessa faixa etária. Este ano, 78 jovens bailarinos foram selecionados para participarem da competição, incluindo três do Brasil.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Satélites podem facilmente ser manipulados por hackers, alerta pesquisador

Talvez você já esteja por dentro da confusão toda em relação aos problemas que os satélites Starlink, da SpaceX, estão causando na comunidade astronômica. Os relativamente poucos satélites lançados (cerca de 240, como parte de um …

Na Índia, campanha faz semáforo voltar ao vermelho se os motoristas buzinarem demais

Se a Índia é um país famoso por sua religiosidade, sua culinária, suas belezas naturais e, sendo o segundo país mais populoso, por ser a maior democracia por eleitorado do mundo, ela também carrega a …

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …