Butão: o ‘país mais feliz do mundo’ é eleito o ‘melhor lugar para visitar em 2020’

2019 ainda não acabou, mas nós já estamos planejando e sonhando com as viagens que faremos em 2020. Que tal fugir do roteiro óbvio e conhecer um país pouquíssimo explorado?

O tradicional e respeitado guia Lonely Planet acaba de eleger o Butão como melhor lugar para visitar em 2020. Os motivos são vários, mas entre eles está que o remoto país é considerado ‘o país mais feliz do mundo’.

Segundo o relato da jornalista de viagens Sadie Whitelocks, que passou 11 dias viajando por lá, no momento em que seu avião pousou no aeroporto, ela já se impressionou com o país. Primeiro, por ser considerada uma das pistas de aterrissagem mais perigosas do mundo, mas sobretudo pela imensa cadeia montanhosa, com picos de até 8 mil metros de altura.

O Butão é um país budista no extremo leste do Himalaia, e viajar para este lugar é literalmente conhecer um outro universo que parece ter parado no tempo. E dada a velocidade de nossa vida atualmente, isto pode nos fazer um bem inesperado.

De acordo com a jornalista, o próprio aeroporto parecia um templo budista tradicional, não somente pela decoração e arquitetura, mas principalmente pelo estranho e não esperado silêncio, do qual os ocidentais não estão mais acostumados.

Para preservar a beleza natural do país, do qual 72% ainda são florestas intocadas, existe uma taxa de turismo de U$ 250 por dia, o que assusta a grande maioria dos turistas.

Você sabia que no Butão o pênis é considerado sagrado e costuma ser usado para afastar pessoas más e maus espíritos? Representados abertamente em placas nas ruas, revistas ou qualquer outro tipo de mídia, para os cidadãos do Butão, mostrar um pinto não é considerado tabu, e eles não têm esta ligação de hipocrisia com o sexo que nós temos.

Aberto a turistas somente desde 1974, há pouquíssimos voos internacionais ao país, que obriga os turistas a estarem o tempo todo acompanhados de guias locais para garantir que eles fiquem nas áreas designadas.

Mosteiros solitários, natureza exuberante, monges de capas vermelhas e culinária rica. Porém, a característica que mais cativou a experiente viajante, foi a relação dos butaneses com a própria vida: “Viver uma vida positiva, a preservação da natureza e manter as coisas simples. Parece ser tão difícil ter isso em muitos outros países onde dinheiro e ganância atrapalham”.

O país mais feliz do mundo é conhecido por ter sido o primeiro no mundo a implementar um índice chamado ‘Felicidade Interna Bruta’. Lá, mais importante do que calcular o dinheiro, é valorizar a felicidade e a simplicidade.

Com menos de 70 mil turistas por ano, este número parece não ser um problema para o Butão, que prefere manter o turismo restrito. Com modelo de turismo baseado no baixo volume e alta qualidade, este misterioso país promete ser uma experiência inesquecível em 2020.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …