Butão: o ‘país mais feliz do mundo’ é eleito o ‘melhor lugar para visitar em 2020’

2019 ainda não acabou, mas nós já estamos planejando e sonhando com as viagens que faremos em 2020. Que tal fugir do roteiro óbvio e conhecer um país pouquíssimo explorado?

O tradicional e respeitado guia Lonely Planet acaba de eleger o Butão como melhor lugar para visitar em 2020. Os motivos são vários, mas entre eles está que o remoto país é considerado ‘o país mais feliz do mundo’.

Segundo o relato da jornalista de viagens Sadie Whitelocks, que passou 11 dias viajando por lá, no momento em que seu avião pousou no aeroporto, ela já se impressionou com o país. Primeiro, por ser considerada uma das pistas de aterrissagem mais perigosas do mundo, mas sobretudo pela imensa cadeia montanhosa, com picos de até 8 mil metros de altura.

O Butão é um país budista no extremo leste do Himalaia, e viajar para este lugar é literalmente conhecer um outro universo que parece ter parado no tempo. E dada a velocidade de nossa vida atualmente, isto pode nos fazer um bem inesperado.

De acordo com a jornalista, o próprio aeroporto parecia um templo budista tradicional, não somente pela decoração e arquitetura, mas principalmente pelo estranho e não esperado silêncio, do qual os ocidentais não estão mais acostumados.

Para preservar a beleza natural do país, do qual 72% ainda são florestas intocadas, existe uma taxa de turismo de U$ 250 por dia, o que assusta a grande maioria dos turistas.

Você sabia que no Butão o pênis é considerado sagrado e costuma ser usado para afastar pessoas más e maus espíritos? Representados abertamente em placas nas ruas, revistas ou qualquer outro tipo de mídia, para os cidadãos do Butão, mostrar um pinto não é considerado tabu, e eles não têm esta ligação de hipocrisia com o sexo que nós temos.

Aberto a turistas somente desde 1974, há pouquíssimos voos internacionais ao país, que obriga os turistas a estarem o tempo todo acompanhados de guias locais para garantir que eles fiquem nas áreas designadas.

Mosteiros solitários, natureza exuberante, monges de capas vermelhas e culinária rica. Porém, a característica que mais cativou a experiente viajante, foi a relação dos butaneses com a própria vida: “Viver uma vida positiva, a preservação da natureza e manter as coisas simples. Parece ser tão difícil ter isso em muitos outros países onde dinheiro e ganância atrapalham”.

O país mais feliz do mundo é conhecido por ter sido o primeiro no mundo a implementar um índice chamado ‘Felicidade Interna Bruta’. Lá, mais importante do que calcular o dinheiro, é valorizar a felicidade e a simplicidade.

Com menos de 70 mil turistas por ano, este número parece não ser um problema para o Butão, que prefere manter o turismo restrito. Com modelo de turismo baseado no baixo volume e alta qualidade, este misterioso país promete ser uma experiência inesquecível em 2020.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …