Projeto de lei quer liberar caça de animais selvagens no Brasil

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) quer permitir a caça de animais silvestres no Brasil. A justificativa do projeto de lei é de que a alteração seria uma medida protetora contra algumas espécies consideradas invasoras e que supostamente oferecem perigos ao agronegócio.

Se aprovado, o PL 6268/16 representa uma mudança contundente, pois a caça de animais silvestres no país é proibida desde 1967, garantida pela Lei de Proteção à Fauna (5.197).

“Precisamos resolver isso de uma vez por todas, uma vez que estamos perdendo o controle dos animais que estão em desequilíbrio ambiental e hoje se tornaram grandes pragas, tanto para a cidade como para o campo”, disse o deputado Valdir em discurso na câmara.

Ao longo da proposta, o deputado detalha suas intenções, como a criação de áreas de reserva para a caça de animais em propriedades privadas, além de reduzir as multas e prisão para quem for pego caçando irregularmente.

Mesmo com a proposta de garantir 30% do lucro líquido gerado com a caça para planos de proteção e recuperação da fauna brasileira, Valdir Colatto foi bastante criticado por órgãos como o GreenPeace, que consideram o projeto a “liberação do assassinato de animais”.

pmdbnacional / Flickr

O deputado Valdir Colatto

Além do GreenPeace, um abaixo-assinado público está com mais de 50 mil assinaturas contra o projeto de lei. Vale lembrar que uma das grandes responsáveis pela extinção de espécies animais ao longo do século 20 foi a caça deliberada, comum especialmente na década de 1960.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Você está bem precipitado. Essa proposta de liberação NADA tem a ver com população pobre, tem a ver com proteção e expansão do agronegócio.
      E por acaso, como vc acredita que o pobre teria condições de comprar armas para de repente começar a caçar para se alimentar? Além de incoerente isso é um pensamento elitista, onde o pobre continua se virando pra se alimentar enquanto o rico tem tdo na mesa. Entre outras divergências, quais são as regiões que a população pobre reside? Você acha mesmo que nesses locais há animais selvagens para caçar?
      Essa é uma medida unicamente pensada em beneficiar quem ja tem MUITO! Quem ja caça ilegalmente e vira e mexe recebe uma multa gorda (que convenhamos, deveria ser maior), quem quer extinguir determinados animais em vertas areas para expandir o seu negócio.
      Sai da bolha amigo! Os politicos estão até a tampa de más intenções.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …

Quanto custa para a Netflix produzir uma série?

Praticamente um império do entretenimento, não é equivocado dizer que a Netflix investe muito para ter um nome forte dentro do mercado na atualidade. Nós já falamos por aqui quais são as séries mais caras …