Projeto de lei quer liberar caça de animais selvagens no Brasil

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) quer permitir a caça de animais silvestres no Brasil. A justificativa do projeto de lei é de que a alteração seria uma medida protetora contra algumas espécies consideradas invasoras e que supostamente oferecem perigos ao agronegócio.

Se aprovado, o PL 6268/16 representa uma mudança contundente, pois a caça de animais silvestres no país é proibida desde 1967, garantida pela Lei de Proteção à Fauna (5.197).

“Precisamos resolver isso de uma vez por todas, uma vez que estamos perdendo o controle dos animais que estão em desequilíbrio ambiental e hoje se tornaram grandes pragas, tanto para a cidade como para o campo”, disse o deputado Valdir em discurso na câmara.

Ao longo da proposta, o deputado detalha suas intenções, como a criação de áreas de reserva para a caça de animais em propriedades privadas, além de reduzir as multas e prisão para quem for pego caçando irregularmente.

Mesmo com a proposta de garantir 30% do lucro líquido gerado com a caça para planos de proteção e recuperação da fauna brasileira, Valdir Colatto foi bastante criticado por órgãos como o GreenPeace, que consideram o projeto a “liberação do assassinato de animais”.

pmdbnacional / Flickr

O deputado Valdir Colatto

Além do GreenPeace, um abaixo-assinado público está com mais de 50 mil assinaturas contra o projeto de lei. Vale lembrar que uma das grandes responsáveis pela extinção de espécies animais ao longo do século 20 foi a caça deliberada, comum especialmente na década de 1960.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Você está bem precipitado. Essa proposta de liberação NADA tem a ver com população pobre, tem a ver com proteção e expansão do agronegócio.
      E por acaso, como vc acredita que o pobre teria condições de comprar armas para de repente começar a caçar para se alimentar? Além de incoerente isso é um pensamento elitista, onde o pobre continua se virando pra se alimentar enquanto o rico tem tdo na mesa. Entre outras divergências, quais são as regiões que a população pobre reside? Você acha mesmo que nesses locais há animais selvagens para caçar?
      Essa é uma medida unicamente pensada em beneficiar quem ja tem MUITO! Quem ja caça ilegalmente e vira e mexe recebe uma multa gorda (que convenhamos, deveria ser maior), quem quer extinguir determinados animais em vertas areas para expandir o seu negócio.
      Sai da bolha amigo! Os politicos estão até a tampa de más intenções.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Microsoft acusa hackers chineses de ciberataques a entidades dos EUA com uso de falhas desconhecidas

A Microsoft relatou a detecção de exploits desconhecidos utilizados por hackers chineses "patrocinados pelo Estado" destinados a atacar versões locais da Microsoft Exchange Server a fim de receber informações de entidades dos EUA. Exploit é uma …

Compra de mansão lança novas suspeitas sobre Flávio Bolsonaro

Filho mais velho do presidente comprou imóvel de luxo de R$ 6 milhões. Valor está bem acima do patrimônio declarado pelo senador, e condições de empréstimo para quitar mais da metade do valor levantam questionamentos. O …

Condenado a três anos de prisão, ex-presidente francês Sarkozy enfrenta outros processos na Justiça

Ele se tornou o primeiro ex-chefe de Estado francês a receber em primeira instância uma pena de prisão em regime fechado. Nicolas Sarkozy foi julgado culpado na segunda-feira (1°) por corrupção e tráfico de …

Colômbia é o 1º país latino-americano a receber vacinas da iniciativa COVAX

Nesta segunda-feira (1º), um lote de 117 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou à Colômbia por meio da iniciativa COVAX. O país é o primeiro na região a receber os imunizantes do consórcio da …

Twitter vai tolerar até cinco posts antes de banir por desinformação sobre covid-19

O Twitter resolveu endurecer suas políticas de uso e vai pegar mais pesado contra quem dissemina fake news a respeito da COVID-19, tal como a eficácia e segurança das vacinas que visam combater a doença. Em …

EUA: "Trump tenta manter opções em aberto" para eleições presidenciais de 2024

Não demorou muito para Donald Trump se recuperar de sua derrota - que, aliás, ele ainda não reconhece. No domingo (28), o ex-presidente encerrou a Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, na Flórida. Diante …

Japão nomeia ministro da solidão para enfrentar o isolamento social no país

Os sintomas diretos da Covid-19 sobre nossa saúde já são bastante sabidos, entre febre, cansaço excessivo, dores no corpo, tosse seca e problemas respiratórios, mas uma série de efeitos indiretos vem sendo percebidos – se …

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …