Projeto de lei quer proibir entretenimento que “profane” símbolos sagrados

Agência Brasil

Deputado Marco Feliciano (PSC-SP)

O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) apresentou um projeto de lei que promete proibir séries, filmes, jogos, música, apresentações e outras peças de entretenimento que “profanem símbolos sagrados”.

Além disso, a ideia é obrigar shows, exposições e outros tipos de apresentações ao vivo a exporem, de forma clara e na entrada, a classificação indicativa e informações sobre o que está sendo exibido, como forma de esclarecer a audiência.

Hoje, a indicação etária é requisito obrigatório para o lançamento de produtos de entretenimento no Brasil, bem como exibição na televisão. Entretanto, apresentações ao vivo e exibições teatrais, por exemplo, não contam com esse tipo de exigência, algo que o projeto de lei deseja alterar em um de seus pontos.

Esse controle deverá ser exercido pelo poder público, que não só seria o responsável pela indicação etária, como já é feito hoje, mas também pela recomendação de locais e horários nos quais a apresentação seria inadequada. Questões relacionadas à proibição também estariam sob a gestão de administrações municipais, estaduais e federais.

Na justificativa da proposta, o caso da exposição “Queermuseu“, realizada em Porto Alegre (RS) e que levantou polêmica devido aos temas exibidos e à presença de crianças no local, é citado diretamente.

Segundo as palavras de Feliciano, no texto, a mostra trazia temas relacionados à pedofilia e zoofilia, mas sem que os responsáveis por isso tenham sido condenados.

No texto, Feliciano cita o fato de seu partido, o PSC, ter um alinhamento cristão, e, sendo assim, prezar “por uma sociedade mais justa, arraigada nos princípios da moral e dos bons costumes”. A proposta argumenta que a ideia de classificação indicativa é diferente de censura, mas não entra em mais detalhes em relação à ideia da proibição, não citando exemplos nem nomeando religiões específicas.

Pelas redes sociais, entretanto, o deputado rebateu as críticas por meio da imprensa e redes sociais, taxando como “mimimi” as alegações de que sua proposta seria uma tentativa de censura à arte. De acordo com ele, a proposição pretende “censurar o abuso infantil e o vilipêndio ao sagrado”.

Feliciano, agora, pede que sua proposta de lei tramite sem apensação, ou seja, que não acabe unificada a outras matérias semelhantes que também tenham sido propostas na Câmara dos Deputados. Isso permitiria o encaminhamento do projeto com mais velocidade, além de reduzir a possibilidade de alterações ao longo do processo.

Ciberia // CanalTech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …