Carlos, o Chacal, será julgado por atentado em Paris em 1974

(dr)

Ilich Ramírez Sánchez, ou Carlos, “o Chacal”

O terrorista venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, ‘Carlos, o Chacal’, enfrentará a partir desta segunda-feira um novo julgamento, por um atentado no centro de Paris em setembro de 1974 que deixou dois mortos e dezenas de feridos e que poderia lhe render a terceira condenação à prisão perpétua na França.

Ramírez Sánchez, conhecido como ‘Carlos, o Chacal’, que tem 67 anos e está preso na França desde 1994, comparecerá até o próximo dia 31 ao Tribunal do Criminal de Paris em um processo para o qual se constituíram em acusação particular 27 pessoas e três associações de vítimas, e no qual estão credenciados cerca de 100 jornalistas.

O Chacal será julgado por quatro acusações, em particular o assassinato de François Benzo e David Grunberg, que foram vitimados pela explosão de uma granada lançada em 15 de setembro de 1974 em Drugstore Publicis, uma galeria comercial do bulevar Saint Germain em Paris. Neste incidente, também ficaram feridas cerca de 40 de pessoas.

A acusação tentou condená-lo durante anos e, inclusive em 1983, o juiz decidiu arquivar o caso pois, embora houvesse indícios de que a ação poderia estar relacionada com atos terroristas “internacionais”, não havia provas conclusivas sobre a identidade do autor ou autores.

As coisas mudaram depois de Ramírez Sánchez ter sido capturado no Sudão, em agosto de 1994, em uma operação do serviço secreto francês, que sua advogada, Isabelle Coutant-Peyre, qualificou de “sequestro” em declarações à Agência Efe.

O dossiê foi reaberto em janeiro de 1995 e, em fevereiro do ano seguinte, o Chacal foi acusado. Desde então, sua defensora vem tentando invalidar as acusações, mas sem sucesso.

Seus argumentos de que os fatos prescreveram e não há provas que identifiquem seu cliente foram sucessivamente descartados até que, em 2016, a Justiça decidiu levá-lo definitivamente a julgamento.

A advogada considerou “um escândalo” que seu cliente seja julgado por fatos que ocorreram há quase 43 anos e nos quais o venezuelano “não está envolvido”.

“Fizeram manobras para dizer que não estava prescrito”, acrescentou Coutant-Peyre, antes de insistir que não vê nenhum interesse neste processo, no qual o único consolo para ele é que terá uma tribuna pública a sua disposição.

Sobre isso, a advogada adiantou que Carlos não tem a intenção de fazer uma defesa judicial neste episódio, mas que irá apresentar seu discurso político, como já fez no passado quando compareceu em outros tribunais.

A primeira pena perpétua foi ditada em 1997 por ter assassinado dois agentes secretos franceses em Paris e um confidente em 27 de junho de 1975.

Em junho de 2013, a Justiça confirmou em apelação outra condenação à prisão perpétua por quatro atentados cometidos na França em 1982 e 1983, nos quais morreram 11 pessoas e cerca de 200 ficaram feridas. Além disso, foi determinado que Carlos deveria esperar por 18 anos antes de poder solicitar qualquer tipo de benefício penitenciário.

Esses quatro atentados, segundo a acusação, foram uma reação à detenção na capital francesa, em fevereiro de 1982, de dois integrantes de seu grupo: sua companheira, Magdalena Kopp, e Bruno Breget.

O primeiro deles, em 29 de março daquele ano, foi cometido com uma bomba no trem “Capitole” Paris-Toulouse, justo quando terminava o prazo de 30 dias estipulado pelo venezuelano para a libertação de Kopp e Breget.

O segundo aconteceu em Paris, apenas três semanas mais tarde, em 22 de abril, o mesmo dia em que começava o julgamento de Kopp e Breget, com um carro-bomba em frente a um jornal árabe perto da avenida Champs-Elysées.

Os dois últimos se sucederam em apenas alguns minutos, e ocorreram na estação ferroviária de Marselha e em um trem que tinha saído de lá no último dia do ano de 1983.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …