A libra tem tido quedas sucessivas nos últimos dias, mas essa sexta-feira (7) de madrugada caiu abruptamente 6% em apenas dois minutos. Ninguém sabe explicar tamanha queda – mas é possível que tenha sido apenas erro técnico.
As declarações recentes da primeira-ministra britânica Theresa May, indicando o calendário de negociações com a União Europeia para concretizar o Brexit, têm levado a quedas sucessivas da libra esterlina.
Na terça-feira foi notícia uma nova queda para o valor mais baixo dos últimos 31 anos face ao dólar, e nessa sexta-feira de madrugada a libra voltou a cair para um novo mínimo histórico, uma queda de mais de 6% em apenas dois minutos.
O site português Dinheiro Vivo nota que a libra “tocou os 1,1789 dólares, tendo atingido a maior queda desde o referendo de 26 de junho, quando tombou 11%”.
Ninguém consegue ainda explicar o que justifica uma queda tão significativa, mas é possível que tudo tenha sido um “erro técnico”, refere o DV.
A BBC anuncia que o Banco da Inglaterra já está investigando o caso e salienta que podem ter sido os “sistemas de negociação automatizados a reagir a uma notícia“, dando ordens de venda em função disso.
A rede de televisão britânica cita uma informação do Financial Times com declarações de François Hollande, presidente da França, exigindo que a União Europeia proceda a “negociações duras” com vista ao Brexit, realçando que esse pode ter sido o “gatilho” que disparou o processo informático.
“Um computador podia estar programado para procurar notícias negativas sobre o Brexit com a ordem de vender se encontrasse alguma”, salienta a BBC.
“Por estes dias, alguns algoritmos negociam ‘nas costas’ de sites de notícias e mesmo nas tendências de redes sociais como o Twitter. Assim, um dilúvio de notícias negativas sobre o Brexit pode ter levado um algoritmo a tomar isso como um sinal significativo de venda para a libra”, explica a directora de investigação da correctora City Index, Kathleen Brooks, à BBC.
Outra explicação para o sucedido, segundo a BBC, é que a queda se deva a “um simples erro”, o chamado “fat finger”, quando alguém introduz um número errado numa transação.
// ZAP