Londres amplia quarentena e visa reabrir escolas e lojas no início de junho

Chatham House / Wikimedia

Boris Johnson, o novo primeiro-ministro britânico

Lojas e escolas primárias serão abertas no início de junho no Reino Unido, se houver progresso na luta contra a pandemia de Covid-19, anunciou o primeiro-ministro Boris Johnson no domingo. A quarentena decretada em 23 de março será estendida até esse período.

Um total de 31.855 pessoas que testaram positivo para o coronavírus morreram no Reino Unido, o segundo país mais enlutado pela pandemia depois dos Estados Unidos. Apesar da queda no número de mortes e hospitalizações, as diretrizes adotadas no final de março permanecem em vigor, com alguma flexibilização, anunciou o líder conservador.

“Embora tenhamos feito progressos no cumprimento de pelo menos algumas das condições estabelecidas, de modo algum conseguimos cumprir todas elas. E, portanto, não é o momento esta semana para acabar com a contenção”, disse Boris Johnson em uma intervenção na televisão.

No entanto, ele espera poder reabrir gradualmente as lojas e as escolas primárias, começando pelo jardim de infância no início de junho.

Um mês depois, no início de julho, “se todas as condições forem atendidas” e com base em pareceres científicos, o governo espera “reabrir pelo menos parte” de cafés e restaurantes e outros locais públicos. Estes podem ser cafés com terraços ou espaços ao ar livre, permitindo que os clientes respeitem as medidas de distanciamento social.

Além disso, o governo planeja “em breve” introduzir um período obrigatório de quarentena para os viajantes que chegam ao Reino Unido por via aérea, disse Johnson, sem fornecer uma data ou detalhes sobre a medida. “Nenhuma medida de quarentena será aplicada aos viajantes da França nesta fase”, disse a presidência francesa, após uma conversa entre Emmanuel Macron e Johnson.

No momento, a população é chamada a continuar seus esforços com uma nuance: se o home office é sempre recomendado, aqueles que não podem trabalhar em casa agora são “ativamente encorajados” a ir trabalhar, a partir de segunda-feira.

No entanto, eles são convidados a evitar o transporte público e a manter uma distância de dois metros entre cada indivíduo. Para facilitar, o ministro dos Transportes anunciou no sábado a criação de ciclovias e a ampliação das calçadas no Reino Unido.

Banho de sol permitido

Um pequeno consolo para os ingleses: eles podem deixar suas casas para exercitar-se o quanto quiserem e tomar sol. “A partir desta quarta-feira, queremos incentivar as pessoas a se exercitarem mais ao ar livre e até ilimitadas“, disse Boris Johnson.

Por outro lado, as multas serão aumentadas para quem não respeitar as regras do distanciamento social. Para aliviar a contenção, o governo deseja prosseguir em etapas, com um novo sistema de alerta sobre o nível de perigo representado pela pandemia.

“No momento, pensamos que o país está em quatro na escala de cinco, cinco sendo o nível mais preocupante e queremos reduzi-lo o mais rápido possível para três”, explicou o ministro responsável pelas Comunidades, Robert Jenrick, no canal de televisão Sky News, neste domingo.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …