Aparelhos que mantêm bebê vivo são desligados e ele respira por conta própria

Action4Alfie.com

Alfie Evans com os pais, Tom e Kate

O bebê britânico Alfie Evans, que sofre uma doença cerebral degenerativa sem cura, teve desligado na noite de segunda-feira os aparelhos que o mantinham com vida e desde então respira por conta própria, segundo informou hoje seu pai, Tom Evans.

“Alfie leva respirando há nove horas e não está sofrendo”, anunciou Evans, aos jornalistas concentrados na entrada do Hospital Alder Hey Children’s, em Liverpool (Inglaterra) onde a criança, de 23 meses, permanece internado desde dezembro de 2016 em estado semi-vegetativo.

Os pais Tom Evans, de 21 anos, e Kate James, de 20, têm travado uma batalha judicial para conseguir permissão de transferir seu filho para um hospital em Roma com o objetivo de continuar seu tratamento, depois que os médicos britânicos recomendassem desligar os aparelhos que mantêm o bebê com vida, por ele se encontrar em um estado “irreversível”.

Mas o pedido foi rejeitado por vários tribunais do Reino Unido, assim como pela Corte Europeia de Direitos Humanos, em Estrasburgo.

Os aparelhos foram desligados ontem à noite, embora os profissionais tinham advertido que Alfie não sobreviveria mais do que alguns minutos sem essa assistência, a criança está respirando há nove horas, algo que, segundo afirmou seu pai, deixou os médicos “boquiabertos”.

Tom Evans explicou que, depois de uma “longa conversa” de 40 minutos com os especialistas, conseguiu convencê-los a “dar-lhe água e oxigenar seu corpo” ao ver que, seis horas depois sem estar ligado aos aparelhos, Alfie seguia com vida.

“Me senti abençoado quando confirmaram que iam dar sua água e oxigênio”, afirmou o seu pai, adiantando que as “próximas horas serão difíceis” e pediu que proporcionem ao seu filho “algum suporte vital”. “Eles devem respeitar e dar a ele”, disse Evans, revelando que a mãe do bebê está dormindo ao lado do filho.

Ontem, centenas de pessoas se manifestaram na porta do hospital aos gritos de “Salvem Alfie Evans” para protestar contra o desligamento dos aparelhos, um caso que ultrapassou fronteiras e que provocou uma onda de solidariedade em nível mundial, ao qual o papa Francisco também se juntou.

“Comovido com as orações e com a ampla solidariedade em favor do pequeno Alfie Evans, renovo minha chamada para que se escute o sofrimento dos pais e se cumpra o desejo de tentar novas possibilidades de tratamento”, afirmou o pontífice no Twitter.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …