Aparelhos que mantêm bebê vivo são desligados e ele respira por conta própria

Action4Alfie.com

Alfie Evans com os pais, Tom e Kate

O bebê britânico Alfie Evans, que sofre uma doença cerebral degenerativa sem cura, teve desligado na noite de segunda-feira os aparelhos que o mantinham com vida e desde então respira por conta própria, segundo informou hoje seu pai, Tom Evans.

“Alfie leva respirando há nove horas e não está sofrendo”, anunciou Evans, aos jornalistas concentrados na entrada do Hospital Alder Hey Children’s, em Liverpool (Inglaterra) onde a criança, de 23 meses, permanece internado desde dezembro de 2016 em estado semi-vegetativo.

Os pais Tom Evans, de 21 anos, e Kate James, de 20, têm travado uma batalha judicial para conseguir permissão de transferir seu filho para um hospital em Roma com o objetivo de continuar seu tratamento, depois que os médicos britânicos recomendassem desligar os aparelhos que mantêm o bebê com vida, por ele se encontrar em um estado “irreversível”.

Mas o pedido foi rejeitado por vários tribunais do Reino Unido, assim como pela Corte Europeia de Direitos Humanos, em Estrasburgo.

Os aparelhos foram desligados ontem à noite, embora os profissionais tinham advertido que Alfie não sobreviveria mais do que alguns minutos sem essa assistência, a criança está respirando há nove horas, algo que, segundo afirmou seu pai, deixou os médicos “boquiabertos”.

Tom Evans explicou que, depois de uma “longa conversa” de 40 minutos com os especialistas, conseguiu convencê-los a “dar-lhe água e oxigenar seu corpo” ao ver que, seis horas depois sem estar ligado aos aparelhos, Alfie seguia com vida.

“Me senti abençoado quando confirmaram que iam dar sua água e oxigênio”, afirmou o seu pai, adiantando que as “próximas horas serão difíceis” e pediu que proporcionem ao seu filho “algum suporte vital”. “Eles devem respeitar e dar a ele”, disse Evans, revelando que a mãe do bebê está dormindo ao lado do filho.

Ontem, centenas de pessoas se manifestaram na porta do hospital aos gritos de “Salvem Alfie Evans” para protestar contra o desligamento dos aparelhos, um caso que ultrapassou fronteiras e que provocou uma onda de solidariedade em nível mundial, ao qual o papa Francisco também se juntou.

“Comovido com as orações e com a ampla solidariedade em favor do pequeno Alfie Evans, renovo minha chamada para que se escute o sofrimento dos pais e se cumpra o desejo de tentar novas possibilidades de tratamento”, afirmou o pontífice no Twitter.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …