Na próxima sexta-feira, 30 de setembro, os habitantes do hemisfério ocidental presenciarão um raro fenômeno astronômico conhecido como “Lua Negra”. Para muitos cristãos, porém, trata-se de um sinal da iminência do apocalipse…
O termo Lua Negra tem várias definições, mas a mais comum refere-se à ocorrência de uma segunda lua nova em apenas um mês no calendário. A última vez em que isso aconteceu foi em março de 2014.
Uma vez que a Lua estará em sua fase nova, o evento não será propriamente visível, já que o lado iluminado da Lua estará invisível para a Terra. O fenômeno só acontece no hemisfério ocidental porque, oficialmente, a lua nova só ocorre depois da meia noite no hemisfério oriental, ou seja, em outubro. No entanto, o Leste terá sua Lua Negra no final do mês que vem, perto do Dia das Bruxas.
Apesar de não ser tão raro – o fenômeno ocorre aproximadamente a cada 32 meses – a Lua Negra desta sexta-feira tem um significado especial, ao menos para algumas pessoas, devido à ocorrência de outra atividade celestial este mês: o primeiro dia de setembro trouxe o eclipse solar “anel de fogo”, onde a lua se alinhou com a Terra e o Sol acima da África.
// Sputnik News